ISO 14001 identifica empresas que possuem boas práticas em relação ao meio ambiente
Carolina Lara Comunicação -
O certificado é válido por três anos e exige auditorias anuais, sendo uma para certificação, uma para manutenção e a última para recertificação.
*Charles Everson Nicoleit
Criadas para melhorar a qualidade e a segurança de bens e serviços, as normas ISO são normas internacionais que visam promover a cooperação entre instituições e empresas nos negócios, tecnologia e ciências.
A ISO 14001, por exemplo, foi elaborada por um comitê para identificar empresas que possuem boas práticas em relação ao meio ambiente, levando em consideração os levantamentos, monitoramentos e auditorias de conformidade legal da organização em relação às leis ambientais.
- 1º passo: Quando inteirado sobre dados referentes ao impacto da empresa ao meio ambiente, devem ser tomadas medidas que minimizem os estragos à natureza de maneira que não prejudique a rentabilidade. Deverá existir, também, um estudo de aplicabilidade de biofilia para realizar os ajustes no corpo estrutural e material da empresa.
- 2º passo: Contar com o envolvimento tanto da alta liderança, quanto dos colaboradores com menor atuação na sua empresa. É importante que todos estejam cientes da relevância de ser uma organização “limpa” e com valores sustentáveis. O nível de envolvimento da equipe impactará diretamente nos resultados da implantação da ISO 14001.
- 3º passo: Estimular a participação da equipe em treinamentos, incentivando os integrantes a se capacitarem com auditores internos, facilitando as etapas de implementação do certificado.
- 4º passo: Mostrar, nas redes sociais, que a empresa está investindo em sustentabilidade e incentivando outras companhias a fazerem o mesmo, proporcionando credibilidade e melhor imagem externa.
- 5º passo: Promover as pautas de ESG ou SGA. Quando identificamos e entendemos os impactos ambientais que causamos, o processo para reverter essa situação torna-se mais fácil.
- 6º passo: Utilizar a equipe de marketing para divulgar, seja com textos ou imagens, pautas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
- 7º passo: Estender as prerrogativas ambientais da empresa, se colocando em fóruns nacionais e internacionais como uma companhia com responsabilidades ambientais, que identifica ações e busca atingir as metas de uma marca que conta com o selo ISO 14001.
- Redução de custos referentes ao atendimento de conformidades, aumentando a vantagem competitiva da empresa no mercado;
- Mitiga os riscos associados à legislação ambiental;
- Ênfase na prevenção e aperfeiçoamento ambiental contínuo em detrimento da adoção de ações corretivas pontuais;
- Economia substancial de água, energia e resíduos;
- Aprimora a imagem da empresa perante acionistas e a comunidade em geral, resultando no aumento da confiabilidade por parte de investidores, bem como na oportunidade de aumento da fatia de mercado;
- Melhora no relacionamento com organizações ambientais e público em geral;
- Empresas com boas práticas ambientais tornam-se referência e base para negociações comerciais.