Mirante retira grande quantidade de lixo da rede de esgoto

Em 2021, Mirante registrou 110 toneladas retiradas das redes; no ano passado, foram 88 toneladas


Desde sua chegada ao município, em 2010, a Mirante realiza campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto, uma vez que é grande a quantidade de resíduos sólidos que são descartados em vasos sanitários e ralos de pias de cozinha e banheiro. Mesmo que ainda os números sejam muito expressivos, quando comparados os anos de 2021 e 2022, houve uma redução de 22 toneladas de lixo que chegam às estações de tratamento de esgoto (ETEs). 

No ano de 2021, a Mirante somou 110 toneladas enquanto que, no ano passado, foram 88 toneladas de resíduos sólidos. De acordo com o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, infelizmente ainda há uma quantidade expressiva de resíduos sólidos que não deveriam estar nas redes coletoras de esgoto do município. “Essa redução de 20% nos anima, mostra que estamos no caminho certo, porém precisamos melhorar muito. Trata-se de um trabalho contínuo de conscientização da população, para evitar que haja descartes de objetos e lixo nos vasos sanitários, impedindo que todos esses resíduos prejudiquem o funcionamento adequado das redes de esgoto, diz Rodrigo.

E é o que a Mirante tem feito. Por meio da área de Responsabilidade Social, utiliza os programas sociais para informar a população de que lixo e rede coletora de esgoto não combinam. Um deles é o Programa Afluentes, que é realizado junto às lideranças comunitárias, que replicam todas as informações, especialmente sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “Realizamos reuniões periódicas com essas lideranças e um dos temas mais relevantes é o bom uso da rede de esgoto”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Além dos programas sociais, a Mirante também utiliza as redes sociais e a mídia local para alertar sobre a importância do tema. “O lixo, indevidamente descartado na rede coletora de esgoto, provoca inúmeros problemas para a população e dificulta o trabalho da concessionária, afetando também quem não descarta indevidamente lixo na rede”, observa o gerente de Operações.

Fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, fio dental, hastes de cotonete, roupas, estopa, cabelo, diversos tipos de objetos e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados com mais frequência, nas estações de tratamento. “A presença desses materiais na rede obstrui a passagem de esgoto e, por consequência, causa entupimentos”, diz Rodrigo.

FIQUE ATENTO

Faça parte desse movimento de não descartar lixo nas redes de esgoto. Para mais informações acesse nossas redes sociais: @miranteppp , https://www.facebook.com/miranteppp e www.miranteppp.com.br .

Ude Valentini

Comunicação / Resp. Social

 Rua Treze de Maio, 1816

CEP 13.419-270 – Alto

Piracicaba/SP

http://www.aegea.com.br

Publicidade