Startup pretende zerar a destinação de resíduos para aterros sanitários e lixões no Brasil até 2030
Redação Maya PR -
Fundadora e CEO da 4 Hábitos Para Mudar o Mundo, Ana Arsky transforma a cleantech em ecossistema para reverter as mudanças climáticas
Natural de São Paulo (SP), Ana Arsky se mudou ainda criança para o Distrito Federal e, em 1995, se formou em Arquitetura na Universidade de Brasília. Mesmo sendo especialista em Reabilitação Sustentável Urbana e de Edificações na área de Resíduos Sólidos, por muitos anos ela se dedicou ao design de interiores e arquitetura residencial, e teve grande sucesso: participou de seis edições da exposição Casa Cor, suas obras foram destaque na Vogue e ela colecionou prêmios. Em 2018, não vendo mais sentido nisso, Ana deixou o design para trabalhar com seu verdadeiro propósito – ajudar o planeta.
Em 2019, ela fundou a cleantech 4 Hábitos Para Mudar o Mundo (www.4habitos.com.br),ou simplesmente 4H, onde atua como CEO. Hoje, Ana transformou sua startup em um ecossistema que pretende zerar a destinação de todos os tipos de resíduos para aterros sanitários e lixões no Brasil até 2030, ajudando a reverter as mudanças climáticas. Ela ainda é membro da Ellen MacArthur Foundation, que busca acelerar a transição para a economia circular a nível global, e cofundadora do ∞labs, um catalisador de ecossistemas voltados para a economia infinita.
O choque que a fez mudar de carreira foi notar que os dados a respeito da coleta de resíduos no país continuam os mesmos desde 2006, enquanto relia um antigo trabalho da pós-graduação. "Eu caí pra trás. Pensei 'tenho uma dívida com o planeta e preciso fazer algo'. Percebi que a gente se desconectou do mundo. Usamos a natureza como fornecedora, não como nossa casa. Na natureza não existe lixo, costumo dizer que lixo é erro de design", comenta Ana.