Seminário de Exposições da Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Aesbe

Este é o quarto evento de 2022 da CTCQ e foi desenvolvido por meio do GT (7) – Grupo De Inovação Tecnológica e Interface com Fornecedores


Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

Na manhã desta quinta-feira (11), a Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou um seminário de Exposições pelos Fornecedores Merck, Carvalhaes, Policontrol e Pensalab, com a apresentação de diversas palestras técnicas. O seminário online reuniu 71 pessoas de 18 Companhias Estaduais de Saneamento.

Este é o quarto evento de 2022 da CTCQ e foi desenvolvido por meio do GT (7) – Grupo De Inovação Tecnológica e Interface com Fornecedores, sob gestão de Juciane Motta, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); Keyle Monteiro, da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e Nilton Matos, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A palestra de abertura teve como tema a Análise de Metais do Campo ao Reconhecimento junto ao ISO 17025 e foi apresentada por Diego Araujo, especialista de Produto – Espectrofotometria e titulação.  O segundo tema do evento foi a Acreditação INMETRO NBR/ISO 17025 do Analisador de Coliformes Online, ministrada por Marco Antonio, da empresa Carvalhaes. A terceira palestra do seminário abordou as Técnicas e sensores para análise de orgânicos, trialometanos, ácidos haloaceticos, nitritos, nitratos, surfactantes em sistemas de tratamento de águas e efluentes, dissertada por Raphael Costa, da Policontrol. O tema de encerramento tratou da Instrumentação Analítica para Automação de Ensaios de Laboratório, desenvolvida pela empresa Pensalab e apresentada por Mariana Carnielli.

A coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, ressaltou que é fundamental a troca de experiências para encontrar novas soluções para os desafios do setor. “Outros eventos como esse vão acontecer, a gente sabe a importância dessa troca para solucionar os nossos desafios. Agradeço e parabenizo todos os participantes e a operacionalização feita pelo GT (7)”, afirmou a coordenadora.

O próximo evento da CTCQ será realizado em setembro (dia 15), por meio do GT (2), responsável pelo Controle de Qualidade de Produtos Químicos.

Publicidade