Procedimentos para suspensão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos

Os(as) interessados(as) em participar poderão enviar suas contribuições via Sistema de Participação Social da ANA


A partir das 8h de segunda-feira, 8 de agosto, acontecerá a Consulta Pública nº 06/2022. Até as 18h de 21 de setembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) receberá sugestões da sociedade para que a instituição possa definir procedimentos para suspensão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos. Os(as) interessados(as) em participar poderão enviar suas contribuições via Sistema de Participação Social da ANA, por meio do link https://participacao-social.ana.gov.br/.

?Essa consulta pública acontece devido à necessidade da ANA de normatizar aspectos relacionados à ação da Agência no acompanhamento dos prazos legais para implantação dos empreendimentos e seus usos de água. Isso envolve desde a forma de verificação do descumprimento dos prazos até sua contagem, assim como a possibilidade de sua contestação por parte do usuário outorgado e demais procedimentos regulatórios.

A outorga

outorga de direito de uso de recursos hídricos é um instrumento de gestão que está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, cujo objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos. Para corpos d’água de domínio da União, interestaduais e transfronteiriços, a competência para emissão da outorga é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Assista à animação da ANA para saber mais sobre a outorga

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade