ANA se reune com representantes dos estados receptores das águas do PISF

Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte


Nesta quinta-feira, 4 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniu com representantes dos estados receptores das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O encontro foi realizado a fim de discutir as ações para a gestão do empreendimento, apresentar o balanço das atividades em andamento no contexto do Projeto, assim como estimular o alinhamento de estratégias para a gestão do PISF nesses estados receptores das águas do Velho Chico. 

A reunião contou com a participação da diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, e dos diretores Ana Carolina Argolo, Filipe Sampaio, Mauricio Abijaodi e Vitor Saback; que abriram o encontro, o qual contou com a participação de outros servidores da instituição. 

Representantes das secretarias estaduais e agências dos estados receptores apresentaram o balanço, as perspectivas e os desafios da gestão do PISF, que também é conhecido como transposição do rio São Francisco. Na reunião os representantes do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte apresentaram a situação específica de cada estado quanto à gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco. 

Representando o Ceará participaram o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Ramon Rodrigues; o diretor presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), João Lúcio Farias; e o diretor de Operações da COGERH, Roberto Rebouças. Participaram pela Paraíba o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Porfírio Loureiro; o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da AESA, Waldemir Fernandes; e o assessor especial do Rio Grande do Norte, Paulo Varella. 

Por Pernambuco compareceram a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; e a diretora presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro. Representando o Rio Grande do Norte, participaram das discussões o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti; o subsecretário da pasta, Carlos Nobre, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Francisco Auricélio. 

Flávia Barros, especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA, fez a apresentação sobre as ações da ANA no contexto do Projeto junto aos estados receptores e apresentou o balanço, perspectivas e desafios da gestão do PISF. Barros abordou, ainda, as atividades regulatórias desempenhadas pela Agência relacionadas ao empreendimento; além de ações de planejamento, monitoramento e fiscalização. 

O PISF 

O PISF leva água do rio São Francisco a 390 municípios no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de 230 quilowatts, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. O Eixo Leste tem 217 quilômetros, passando por Pernambuco e Paraíba. O Eixo Norte tem 260km e corta municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade