Representante do Pacto Global da ONU no Brasil esteve presente na Glocal Experience

Carlo Pereira destaca avanços obtidos pela Águas do Rio. Solenidade de abertura da conferência da Glocal Experience foi realizada no dia 13 de julho


No Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e apenas 50% da população tem esgotamento sanitário. Entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, o ODS 6 trata exatamente da universalização desses serviços. A meta é desafiadora, porém os avanços obtidos em algumas frentes de atuação têm sido visíveis. Representante do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira esteve presente na Glocal Experience no dia 13 de julho (quarta-feira), e destacou o trabalho desenvolvido pela Águas do Rio.

— As empresas de saneamento, quando investem efetivamente numa localidade, promovem uma transformação muito clara. Temos testemunhado agora, no Rio de Janeiro. Em poucos meses, a presença da Águas do Rio e já gera impactos relevantes. Desde a formação da empresa, milhares de pessoas de comunidades foram contratadas, então temos impacto social direto. Já vemos também o impacto claro no ambiente, como na Praia de Botafogo que, por duas vezes consecutivas, teve a balneabilidade assegurada por conta dos processos que a empresa tem promovido — disse, Carlo, que completou, — Estamos vindo numa velocidade bastante interessante no ODS 6. O novo Marco Legal do Saneamento foi um acelerador, que possibilita uma universalização em 2033. Um pouco depois da Agenda 2030, mas que já seria um avanço imensurável no Brasil — finalizou o CEO do Pacto Global após participar da conferência —Um Rio para o futuro”, ao lado de Bruno Aranha, do BNDES e Manuel Belmar, da Globo. A conversa foi mediada pela jornalista Rosana Jatobá.

Representante do Pacto Global da ONU no Brasil esteve presente na Glocal Experience

Solenidade de Abertura — Com a palavra da juventude, a solenidade de abertura da Glocal Experience chamou atenção para o pioneirismo do Rio de Janeiro, ao sediar a Rio92 e dar o tom da discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade no mundo. O encontro foi aberto por Marcos Vinicius Botelho e Ana Nathália Pessoa, que leram a carta redigida após o Fórum da Juventude, que reuniu 600 jovens para discutir o que as futuras gerações esperam para o mundo.

O documento, resultado das reuniões do Fórum, traz demandas como a presença mais efetiva da causa socioambiental nas escolas, mais empregos para os jovens e investimentos em saneamento, bem como mais responsabilidade social por parte de governos e empresas privadas. A carta pede, ainda, mais políticas públicas de inclusão social, o fim do racismo ambiental e a criação de fundos públicos e privados voltados para investimentos em indústrias locais e criativas voltadas para reciclagem e reutilização de resíduos, bem como para pesquisa científica.

Diretor-geral da Glocal Experience, Rodrigo Cordeiro afirmou que o evento é um projeto contínuo que reúne arte, tecnologia e conteúdo para encantar e engajar as pessoas com o objetivo de pensar os próximos anos. — Queremos que juntos consigamos transformar o mundo em um lugar melhor para se viver— frisou. Secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos, no estado, neste sentido. Brito lembrou o processo de concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário e disse que o estado passa, hoje, pelo maior projeto ambiental do país.

— Serão R$ 2,5 bilhões de investimentos na Bacia do Guandu e R$ 2,7 bilhões na Baía de Guanabara. Podemos dizer, seguramente, que em 2030 já teremos a Baía totalmente despoluída, como porta de entrada do nosso estado. Uma parceria bem sucedida que envolve o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada — acrescentou.

Secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione agradeceu diretamente ao presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini e representantes de outras empresas que trabalham no saneamento do Rio de Janeiro, pelo empenho após o processo de concessão. — São os responsáveis por empresas que abraçaram conosco o compromisso de executar um projeto que não tem o condão de prometer e sim de realizar. Temos a meta de levar água e esgoto a 90% da população em 11 anos. Será uma comunhão de esforços para o estado, o país, um mundo melhor — finalizou.

Publicidade