Ciclo de coleta e tratamento de água e esgoto

Por meio dos programas Portas Abertas e Portas Abertas 360º, a BRK promoveu observações práticas sobre saneamento para alunos do ensino superior


Durante o primeiro semestre de 2022, a BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, apresentou os processos de tratamento de água e o sistema de esgotamento sanitário de Cachoeiro a 447 estudantes da região Sul do Espírito Santo, entre alunos de ensino fundamental, cursos técnicos e universitários. A iniciativa ocorreu por meio dos programas Portas Abertas e Portas Abertas 360º.

Enquanto o primeiro promove visitas presenciais às instalações da BRK, em Cachoeiro, o segundo corresponde a visitas da própria empresa às instituições de ensino, quando os estudantes podem fazer um tour virtual por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), e por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária, utilizando óculos de realidade virtual.

Devido à pandemia, o Programa Portas Abertas foi retomado de maneira gradual, sendo permitidas apenas visitas de estudantes técnicos e universitários à concessionária. Dentre as instituições que estiveram nas instalações da BRK, estão a Escola Família Agrícola, a Faculdade Multivix Cachoeiro, o IFES Campus Vitória e a Faculdade América. O programa ainda recebeu profissionais do SAAE Itapemirim e do SAAE Aracruz, em momentos de intercâmbio de informações e conhecimentos, que envolvem os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios. No total, 129 pessoas, de seis instituições, visitaram as instalações da BRK no primeiro semestre.

As professoras Mariângela Dutra e Raquel Machado Borges levaram a turma do 7º período do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes Campus Vitória para uma visita à BRK no dia 21 de junho, como parte do aprendizado para as disciplinas de Abastecimento de Águas II e Águas Residuárias II. Mariângela destaca que os alunos ficaram encantados com a visita técnica, reforçando o conteúdo visto em sala de aula.

“A gente sempre espera ter alunos interessados na área do saneamento. Em uma saída de campo, nós conseguimos abordar diversos temas que, dentro da sala de aula, ficam muito teóricos. É gratificante o acolhimento que a BRK sempre nos deu. Observamos que a qualidade do trabalho com a operação se mantém. Essa experiência motiva o aluno a querer atuar na área do saneamento e permite que ele vivencie o que viu na teoria, absorvendo melhor o conteúdo”, afirma a professora Mariângela Dutra.

Portas Abertas 360º une educação à tecnologia

 Para os alunos do ensino fundamental e médio, a apresentação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da BRK recebeu o auxílio da inovação. Por meio do Portas Abertas 360º, a versão virtual do programa Portas Abertas, a concessionária uniu tecnologia e educação para levar informações sobre saneamento até às escolas. Nos seis primeiros meses deste ano, quatro instituições foram visitadas: Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, no bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca; Quintiliano de Azevedo, no bairro Santo Antonio, Prof. Petronilha Vidigal, em Itaoca; e Agostinho Agrizzi, em Vargem Alta.

“Estivemos em turmas de 6º e 8º anos, inclusive da Educação de Jovens e Adultos. Nesses momentos, com o auxílio de óculos de realidade virtual, os estudantes realizam uma visita técnica virtual, em que é possível ter uma visão 360º das Estações de Tratamento de Água e Esgoto da BRK. Assim, eles conhecem os serviços de saneamento em detalhes e de maneira interativa, a partir de uma tecnologia inovadora, inclusiva e com linguagem adaptada para diferentes públicos”, afirma a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé.

O professor de Ciências da EEEFM Quintiliano de Azevedo, Aurélio Marcos dos Santos Nascimento, recebeu a BRK no mês de junho. Ele conta que a visita foi de grande relevância no contexto dos conteúdos trabalhados. No 6º ano, os recursos do programa foram utilizados como ferramenta nos estudos sobre “Tratamento de água e esgoto”. Já nas turmas de 8º ano, a experiência foi vinculada à revisão dos conteúdos anteriormente trabalhados.

“Buscamos fomentar o interesse dos educandos para uma reflexão sobre a nossa responsabilidade, tanto individual, como coletiva, na preservação e proteção do meio ambiente. Noto uma grande preocupação, interesse e boa vontade dos envolvidos nesse programa, que apresentam com clareza os objetivos aos educandos, estimulando a formação de alunos críticos, reflexivos e protagonistas de uma nova e sólida história. Os alunos ficaram empolgados, motivados e entusiasmados com a experiência que veio de encontro no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e significativa”, disse o professor Aurélio Marcos.

Para Micheline Bernabé, o Programa Portas Abertas 360° é um recurso tecnológico fundamental para levar as informações sobre saneamento aos diversos públicos, em especial, aos estudantes e comunidades que não podem realizar visitas presenciais às instalações da BRK. “As atividades do programa ainda têm a finalidade de complementar o conteúdo ensinado na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio definido pelo estado do Espírito Santo, como ciências da natureza, pois trata de questões relacionadas ao consumo consciente e ao equilíbrio ambiental”, completa a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK.

Tanto o Programa Portas Abertas, quanto o Portas Abertas 360º estão confirmados para o segundo semestre de 2022. Os agendamentos são gratuitos e podem ser realizados pelo telefone (28) 2101-3346, pelo WhatsApp (28) 99969-5391 ou pelo e-mail mbernabe@brkambiental.com.br.

 

Mais informações para a imprensa:

Rita Diascanio – Contatus Comunicação 

Rosa Malena Carvalho – Comunicação da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim  

   

Publicidade