Conceito Lixo Zero é estabelecido pelo movimento ZWIA

"É muito comum olharmos principalmente para os resíduos da nossa cadeia produtiva, mas diariamente descartamos papéis, embalagens


É cada vez maior a exigência do mercado em relação às práticas adotadas por empresas sobre questões ligadas ao meio ambiente. Consumidores, investidores e parceiros comerciais procuram companhias que estejam de fato preocupadas com o meio ambiente e tenham a sustentabilidade como um de seus principais pilares de gestão.

Uma das pautas está diretamente relacionada com a geração de resíduos. O conceito Lixo Zero, estabelecido pelo movimento ZWIA -- Zero Waste International Alliance consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução -- ou mesmo o fim -- do descarte destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.

"É muito comum olharmos principalmente para os resíduos da nossa cadeia produtiva, mas diariamente descartamos papéis, embalagens, restos de comida e ouros itens que podem e devem ser reaproveitados também, ainda que sejam em menor escala. A oferta de soluções aos nossos clientes para uma boa gestão de seus resíduos faz parte do nosso negócio e, naturalmente, este é um comportamento que devemos ter em qualquer operação e escritório", comenta Leo Cesar Melo, CEO do Grupo Allonda.

A empresa recentemente foi certificada nos escritórios de Barueri e Belo Horizonte por atingir 90% ou mais de seus resíduos gerados sendo destinados para reciclagem, reuso ou compostagem. "Os resíduos orgânicos se transformam em adubo, enquanto os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento", conta Melo.

Além do impacto ambiental, a iniciativa ainda tem um reflexo positivo socialmente. Em Belo Horizonte, os materiais recicláveis são doados à Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), espaço de transformação social que envolve pessoas em situação de rua e catadores, além de produção artística com o uso dos materiais.

Já em Barueri, a doação dos recicláveis é feita para uma cooperativa sem fins lucrativos, a Cooperyara, que vende o material para garantir o sustento de mais de 60 famílias. O adubo gerado a partir da compostagem é encaminhado para o projeto Horta da Gente, que tem como objetivo a reinserção social de moradores de rua e a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade no município.

 

Mais informações:

Ex-Libris Comunicação Integrada

Assessoria de Imprensa da Allonda

Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Emilly Santos

 

Publicidade