Ações do Grupo Solví são pautadas pelas melhores práticas no âmbito ESG

Mês do meio ambiente foi mais um motivo para tratar de questões essenciais para a empresa durante o ano todo


As ações internas e externas do Grupo Solví são pautadas pelas melhores práticas no âmbito ESG. Além do trabalho para atender as necessidades básicas da sociedade, a empresa tem foco em deixar um legado sustentável para as futuras gerações. Para tanto, se compromete em investir em ações para mitigar e conter os impactos negativos das atividades da sociedade – e aproveitou o mês do meio ambiente para isso. Ao longo de junho, a Solví realizou diversas ações para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente. Confira a seguir algumas das ações em suas unidades: 

Programa de conscientização ambiental

Investir na educação ambiental dos colaboradores é uma constante nas unidades. Na Unidade de Valorização Sustentável (UVS) de Betim da Essencis MG, o Tio Reciclo, personagem em geral voltado ao público infantil nas ações de educação ambiental da unidade, emprestou sua simpatia para tratar o tema de forma dinâmica e criativa internamente.

O personagem visitou todas as áreas operacionais e administrativas da UVS com o intuito de destacar o quanto cada pessoa tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável, não só como colaboradores, mas também como cidadãos. Cada pequena atitude faz a diferença por um todo.

Atividades especiais

Na Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), no Rio Grande do Sul, as atividades foram variadas: houve uma oficina de produção de sabão com óleo de fritura residual destinada aos colaboradores, plantio de mudas dentro da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) de Minas do Leão, plantio de plantas na Praça José Luiz Lima em parceria com a Escola Municipal Francisco Antônio Luiz (EFAL) na mesma cidade e doação de árvores frutíferas nativas à população na cidade de Giruá.

Já em Victor Graeff, os alunos da escola Marcílio Dias, que estão fazendo um projeto sobre reciclagem, tipos de resíduos e tratamento e disposição ambientalmente correta, conheceram as tecnologias presentes na UVS da cidade e, após o encerramento do projeto estudantil, retornarão para a UVS para compartilhar os resultados obtidos.

As UVS de Santa Maria e Capela de Santana realizaram pedágios ecológicos e plantios de mudas nos principais pontos dos municípios. Em Capela de Santana, plantou-se 60 mudas nativas junto dos alunos da rede municipal. Já em Santa Maria, foi feita a revitalização da praça Borges de Medeiros, local que a UVS contribui com as manutenções.

Quiz interativo

O setor de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMA) da UVS GRI Koleta, no Rio de Janeiro, reuniu todos os colaboradores para falar durante três dias sobre atitudes conscientes no dia a dia que impactam o planeta. Foram abordados os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU até 2030, o consumo consciente e as energias sustentáveis. Ao final das atividades, os colaboradores puderam responder a um QUIZ interativo.

Embaixadores ambientais

A UVS São Carlos Ambiental, em São Carlos (SP), tem uma importante parceria com Diretoria de Ensino, Ministério Público, Câmara e Prefeitura Municipal na execução do Programa de Educação Ambiental. No dia 10 de junho, a primeira turma de estudantes eleitos como Embaixadores Ambientais foi recebida no Centro de Educação Ambiental localizado no Aterro da UVS.

Os Embaixadores têm a missão de disseminar em suas escolas os conteúdos abordados nos encontros realizados. Contando com esse importante apoio, na oportunidade foi abordado o tema descarte correto. Vereadores que integram a Comissão de Meio Ambiente também estiveram presentes e junto aos Embaixadores participaram de uma roda de diálogo sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos do município, e posteriormente visitaram o aterro sanitário.

 Imprensa | Grupo Solví <imprensa.solvi@agenciarace.com.br>

Publicidade