Ampliação do acordo entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o BID

A diretora-presidente agradeceu a presença do BID e o apoio do Banco nos projetos com a ANA. “Essa parceria é muito importante para a Agência


A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez da Cruz Rios, recebeu representantes do Banco Interamericanos de Desenvolvimento (BID) para discutir e acompanhar o andamento das ações em curso e aproveitou a oportunidade para consultar uma possível ampliação do acordo de cooperação entre as duas entidades. Estiveram presentes na reunião, o gerente-geral de Infraestrutura e Energia, Ariel Yepez-Garcia, os especialistas técnicos Gustavo Mendez e Tiago Pena.

A diretora-presidente agradeceu a presença do BID e o apoio do Banco nos projetos com a ANA. “Essa parceria é muito importante para a Agência e para o país porque é uma forma de promover o crescimento do setor de saneamento básico, reforçar os estudos para atingir as metas, além de outras iniciativas que beneficiam o sistema hídrico como um todo”, disse Veronica.

O gerente-geral de Infraestrutura do BID, Ariel Yepez-Garcia, ressaltou a importância do Acordo de Cooperação com a Agência. “Achamos fundamental essa troca de experiências e de boas práticas como as que acontecem no Brasil, por isso provocamos esse intercâmbio”, afirmou.

A superintendente de Regulação de Serviços da ANA, Irene Altafin, apresentou o andamento das ações do Acordo de Cooperação Técnica que foi firmado em 2021 com o BID, no qual é o apoio para a realização de estudos que contribuirão para a elaboração das Normas de Referência. Além disso, essa parceria irá promover o desenvolvimento de cursos de capacitação no tema da regulação do saneamento.

A ex-diretora da ANA e assessora internacional da Agência, Gisela Foratini, reforçou as parcerias internacionais e falou dos projetos do BID relacionados com a Região Hidrográfica do Paraguai (na implementação do GEF Alto Paraguai, nas cooperações bilateral e trilateral do Alto Paraguai) e no Projeto Nexo Água-Energia-Alimentos na Bacia Amazônica em conjunto com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Também participaram do encontro pela ANA o superintendente de Implementação de Planos, Programas e Projetos, Tibério Pinheiro, o superintendente adjunto de Regulação Econômica, José Barreto, e o superintendente adjunto de Regulação de Serviços, Alexandre Godeiro.

 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade