SC Johnson está comprometida a ajudar a reduzir o problema dos resíduos

Como uma companhia familiar a serviço de um mundo melhor, a SC Johnson está comprometida a ajudar a reduzir o problema dos resíduos


  1. Ações da SC Johnson para promover a reciclagem no mundo

Como uma companhia familiar a serviço de um mundo melhor, a SC Johnson está comprometida a ajudar a reduzir o problema dos resíduos, especialmente a poluição por plásticos. A companhia apoia importantes projetos e iniciativas em todo o mundo para impulsionar a reciclagem.

A poluição por plásticos é uma ameaça para nosso planeta para esta e futuras gerações, e na SC Johnson acreditamos que todos nós temos uma responsabilidade em solucionar este grave problema ambiental.

1. Parceria da SC Johnson com Plastic Bank no mundo e no Brasil

  • Nossa parceria global com a Plastic Bank é um dos muitos passos que a SC Johnson tem dado para reduzir os resíduos, aumentar o uso de plástico reciclado em nossos produtos e apoiar comunidades carentes.
  • A parceria global da SC Johnson com a Plastic Bank já:
    • Criou 360 centros de reciclagem na Indonésia, Filipinas e Brasil desde 2018.
    • Impediu que mais de 20 milhões de quilos de plástico, equivalente a 1 bilhão de garrafas plásticas, chegassem aos ecossistemas oceânicos.
    • Lançou embalagens 100% feitas de plástico reciclado coletado em áreas oceânicas para duas marcas de limpeza doméstica da SC Johnson: Windex® na América do Norte e Mr Muscle® no Reino Unido e Irlanda.
    • Proporcionou renda adicional a mais de 22 mil pessoas

No Brasil, a parceria da SC Johnson com a Plastic Bank já:

    • Apoiou 3.900 membros de associações de catadores
    • Instalou 6 centros de reciclagem no Rio de Janeiro (há mais um a ser inaugurado em junho, na Rocinha)
    • Instalou 33 pontos de coleta no  Rio de Janeiro
    • Mais de 2.758.195 quilos de plástico foram coletados no Brasil, o equivalente a 137.909.750 garrafas plásticas.

1.2. Outras iniciativas da SC Johnson para a reciclagem no Brasil:

  • 90 toneladas por ano de aerossol são recicladas por ano, por meio da parceria da SC Johnson com a ProLab. Aerossóis são um desafio para a reciclagem, pois representam um risco devido ao gás pressurizado contido nas garrafas. A ProLab tem os equipamentos necessários para fazer a reciclagem correta e segura deste material. Além disso, a parceria ajuda comunidades e cooperativas de catadores por meio de educação financeira.
  • Muitas embalagens já foram recicladas por meio da parceria da SC Johnson com a Molecoola, startup que incentiva os consumidores a reciclar embalagens por meio de programa de pontos e benefícios. Como a SC Johnson é apoiadora da Molecoola, as embalagens de produtos SC Johnson valem mais pontos para os consumidores. A SC Johnson é parceira da Molecoola desde o início da startup, e até agora mais de 600 toneladas de materiais recicláveis foram coletados e reciclados.

2. Redução no uso de plástico nas embalagens de produtos

A SC Johnson também reduziu o uso de plástico nas embalagens dos produtos:

  • No Brasil, embalagens PET com borrifador são feitas com 25% de plástico reciclado pós-consumo
  • A SC Johnson superou sua meta de plástico reciclado quatro anos antes do previsto. A companhia anunciou como nova meta o uso de 25% de plástico pós-consumo em suas embalagens até 2025, depois de já ultrapassar sua meta anterior de 15% em 2021.
  • Atualmente, 19% das embalagens plásticas da SC Johnson são feitas com plástico reciclado após o consumo, ante 14% em 2020.

3. Planta Aterro-Zero da SC Johnson em Manaus

Além disso, a planta da SC Johnson em Manaus é Aterro-Zero. Isso significa que nenhum resíduo é enviado a aterros sanitários. A companhia promove ainda outras iniciativas para reutilizar os materiais e impulsionar a educação ambiental na região:

  • O resíduo orgânico é compostado. O resultado (adubo) é utilizado nos jardins da planta.
  • Os processos foram melhorados, reduzindo em 31% os resíduos nos tanques de formulação e em 89% o uso de solução sanitizante.
  • Uso dos resíduos de liner para a produção de papel-toalha e de resíduos para saco de lixo. 
  • Outros tipos de resíduos da fábrica são enviados para comunidades locais, para uso em marcenaria sustentável, contribuindo com a geração de emprego e renda. 
  • Desde 2019, todas as plantas da SC Johnson no mundo se tornaram Aterro-Zero. No Brasil, esta meta foi atingida em 2014.

4.Outras ações de reciclagem pelo mundo

  • A companhia também fez parcerias com franquias esportivas icônicas, como Liverpool Football Club no Reino Unido, Milwaukee Bucks e Milwaukee Brewers em Wisconsin (EUA), para transformar as garrafas e copos plásticos dos estádios em embalagens de produtos da SC Johnson por meio da criação de um sistema fechado de estrutura para reciclagem.
  • Em abril de 2022, a SCJ anunciou o lançamento de DISSOLVE™ Concentrated Pods para as marcas Windex®, Scrubbing Bubbles® e fantastik® nos Estados Unidos. As cápsulas dissolvíveis e de fácil uso e as garrafas reutilizáveis e 100% recicláveis são o último esforço da companhia para reduzir o uso de plástico e fornecer mais escolhas sustentáveis aos consumidores. Cada cápsula de refil DISSOLVE™ usa 94% menos plástico do que uma garrafa de 680 mL ou garrafas spray maiores.
  • DISSOLVE™ é a última inovação em produto entre os esforços da SC Johnson para ajudar a criar um mundo sem resíduos.

Outros esforços incluem:

  • Aumento no uso de plástico reciclado após o uso (PCR) para 25% nas embalagens dos produtos até 2025. Hoje, 19% dos produtos da SC Johnson são feitas de plástico PCR, ante 14% em 2020.
  • Continuar a eliminar os plásticos dispensáveis sempre que possível. A SC Johnson já eliminou mais de 6,1 milhões de quilos de plástico dispensável ou embalagens que podem causar problemas para a reciclagem desde 2018.
  • Atingir 100% das embalagens feitas com plástico reciclável, reutilizável ou compostável. Hoje, 65% as embalagens da companhia são desenhadas para serem recicláveis ou reutilizáveis – ante 62% em 2019.
  • Continuar a trabalhar com a indústria e outras organizações para apoiar sistemas fechados de reciclagem e manter o plástico longe de aterros sanitários e do meio ambiente.

 5. Sobre a SC Johnson

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin, EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.

Uma herança de inovação, decisões ousadas e transparentes são os motivos pelos quais nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Muscle®, Duck®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária.

Em todo o mundo, usamos nossos recursos para proporcionar mais oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.

Veja como a SC Johnson trabalha por um mundo melhor. Visite www.scjohnson.com ou junte-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram and YouTube.

Assessoria de Imprensa da SC Johnson no Brasil
SCJedelmanbrazil@edelman.com

Publicidade