Bombas Dosadoras Para Produtos Químicos

O mercado de tratamento de águas é extremamente competitivo. A bomba dosadora é um item imprescindível nesse processo


Bombas Dosadoras Para Produtos Químicos

 

O mercado de tratamento de águas é extremamente competitivo. A bomba dosadora é um item imprescindível nesse processo. Trata-se de um tipo específico de bomba, destinada à adição de produtos líquidos, em quantidades precisas, sob pressão, normalmente com vazão ajustável ou regulável de forma remota. Um equipamento para ser considerado bomba dosadora deve transferir, medir e controlar o fluido a ser dosado.
De acordo com José Carlos Basile, supervisor técnico da Etatron, as bombas dosadoras são particularmente aplicadas nos tratamentos químicos de águas, em processos de potabilização ou tratamento de efluentes, bem como nos processos de banhos galvânicos ou ainda, para manutenção da qualidade da água de caldeiras e torres de resfriamento, tendo por principal função garantir a dosagem precisa e eficaz dos aditivos.
São bombas de deslocamento positivo, sendo que a maioria das vezes utilizam diafragmas atuados mecanicamente ou hidraulicamente. Priscila Gomes, supervisora de vendas de produtos seriados da Vibropac explica que esse tipo de tecnologia não permite a recirculação do fluido bombeado dentro da câmera de bombeamento (slip), desta forma, o bombeamento se dá de forma precisa para que haja um bombeamento controlado. O controle de vazão pode ser manual ou automático por sinal de 4 a 20 mA, ou por pulso.
"Como o próprio nome diz, são utilizadas para a dosagem de algum fluido em outro fluido ou mistura. Essa dosagem pode ser feita em um fluido que já esteja armazenado em um tanque ou até mesmo diretamente na tubulação", completa Priscila.

Utilização em produtos químicos
Pensando em produtos químicos, as bombas dosadoras são utilizadas, na maioria dos casos, para dosar uma quantidade ideal de produto químico em água que será utilizado em outro processo. Priscila explica que cada cliente possui uma "receita" para obter a mistura de um produto químico em outro(s) fluido(s).
De acordo com Priscila, a dosagem depende do tipo de trabalho que será empregado à solução que pode ser, por exemplo, o produto final de uma empresa que na mistura dos componentes necessita da dosagem de um químico, ou para fazer a mistura de uma solução de limpeza para o CIP (Clean In Place) de uma instalação, em um skid de injeção de químicos e em grande maioria no processo de tratamento de efluentes.
"As bombas dosadoras mais utilizadas com produtos químicos são do tipo alternativa (o fluxo é pulsante), podendo ainda ser utilizadas as peristálticas e as helicoidais. As bombas alternativas trabalham com a sucção e descarga do líquido dosado por meio de válvulas a uma câmara (cabeçote), através da ação de um êmbolo que avança e retrai para gerar o vácuo (sucção) e a pressão (descarga)" , completa José Carlos da Etatron.
As bombas da Vibropac mais utilizadas na injeção de produtos químicos são as LMI (Milton Roy), onde pode-se fazer uma divisão entre vazões abaixo de 100 l/h (bombas eletrônicas) e acima de 100 l/h (bombas motorizadas). Os cabeçotes podem ser adquiridos em materiais, como: PVDF, Acrílico, PVC, Polipropileno, UHMWPE e Aço inox 316.
"São mais utilizadas em tratamento de efluentes, na injeção de fertilizantes, na alimentação de químicos na produção de papel, em processos industriais nas áreas Químicas, Petroquímicas, Beneficiamento, Usinas de Açúcar e Álcool, Farmacêuticas", ressalta a supervisora da Vibropac.

 

Bombas Dosadoras Para Produtos Químicos


Gustavo Rosendo, consultor de negócios da ProMinent, acrescenta que as bombas dosadoras são utilizadas sempre que líquidos tem que ser dosados com o maior grau possível de precisão, com um volume definido e dentro de um período de tempo também definido.
A dosagem de produtos químicos em um determinado processo pode ser efetuada de modo contínuo, intermitente ou em batelada. Pode ser feita através de diversos tipos de equipamentos, os quais se diferenciam pela acurácia na dosagem do produto químico. O representante destaca os principais tipos de dosagem:
Batelada: A dosagem é efetuada de maneira que todo o produto é adicionado de uma vez. Normalmente requer agitação intensa em um tanque de equalização ou mistura.
Intermitente: A dosagem é efetuada sempre que algum parâmetro é desviado. Normalmente também requer tanque de equalização e agitação.
Contínua: A dosagem é efetuada continuamente, sem interrupção, e normalmente pode ser efetuada em linha.

Tipos de bombas
De acordo com José Carlos, os tipos mais comuns de bombas dosadoras utilizadas para produtos químicos são as de diafragma, uma vez que este princípio visa isolar o líquido do contato com o ambiente, desde seu reservatório até o ponto de aplicação. Elas se aplicam, inclusive, a líquidos que exalam fumos tóxicos ou que contenham certas partículas em suspensão. Dentro da série de bombas dosadoras de diafragma, há três tipos de acionamento:
- Pneumático (ar comprimido): normalmente para transferência de grandes volumes de líquido;
- Eletromecânico (motor elétrico): usado em capacidades médias até 1000 L/h, conforme o fabricante, normalmente porque podem vencer pressões maiores e podem ter motorização especial para trabalhar em áreas classificadas com risco de explosão.
No caso das bombas dosadoras acionadas por motor, a rotação de um motor elétrico é reduzida mediante uma engrenagem redutora e transformada em um movimento de pulsos linear feito através de um cilindro excêntrico. Gustavo explica que a biela transmite este movimento de pulsos à membrana de dosagem no cabeçote. Duas válvulas anti-retorno impedem o refluxo do meio dosado durante a operação de bombeamento. A potência de dosagem de uma bomba dosadora de membrana a motor é ajustável mediante a longitude e a frequência de pulsos, neste caso a velocidade do motor.
- Eletromagnéticas (bobina solenoide elétrica): considerada o destaque em bombas dosadoras, aliando tecnologia e simplicidade, com baixo consumo de energia elétrica, pequenas vazões podem ser obtidas com grande precisão e podem atender até 100 L/h, conforme o fabricante (alguns chegam a oferecer até 250 L/h com baixa pressão).
"Esse equipamento apresenta um eletroímã que move o eixo magnético para frente e para trás mediante chaveamento elétrico. Este movimento se transmite ao diafragma de dosagem de encontro ao cabeçote. Duas válvulas anti-retorno impedem o refluxo ao meio dosado durante o bombeamento. A sua capacidade é ajustável por meio do deslocamento da longitude e frequência de pulso", completa Gustavo.

 

Bombas Dosadoras Para Produtos Químicos


As principais aplicações das bombas dosadoras estão relacionadas ao condicionamento da água para sua utilização nos campos de potabilização, manutenção e descarte, além de processos químicos importantes nos setores industriais e agrícolas, podendo, inclusive, ser utilizadas nos tratamentos de pH e cloro de piscinas domésticas ou de uso coletivo.
"O correto dimensionamento da bomba dosadora, desde a sua capacidade e pressão que deve vencer, a forma de controle da vazão e os recursos ajustáveis, além da informação do produto químico a ser dosado e sua concentração, garantem uma eficácia do serviço realizado. Se a seleção da bomba dosadora é feita sem obedecer a esses critérios básicos, problemas de rendimento, eficácia e durabilidade podem ser enfrentados.", destaca José Carlos.

Benefícios e principais dificuldades
As principais vantagens do uso dessas bombas estão relacionadas à economia de um modo geral, mas finalizam com um caráter de equipamento de segurança. Cumprindo sua função de dosagem precisa, garante o consumo correto do insumo, sem desperdício, garante a eficácia do tratamento, evitando danos às tubulações e máquinas e promove maior segurança ao operador do processo de tratamento, que não tem que manusear o produto químico nos processos, livrando-o de riscos desnecessários.
"Muitas vezes a busca por baixo custo inicial acaba levando algumas empresas a aventurarem-se com equipamentos fabricados em processos quase artesanais e todos baseados em cópias de produtos obsoletos das principais marcas presentes no mercado brasileiro, todas elas importadas de países como a Itália, a Alemanha e os Estados Unidos, principais fabricantes desses equipamentos", destaca José Carlos.

 

Bombas Dosadoras Para Produtos Químicos


Para ele, a escolha por um produto de qualidade assegurada, que visa a dosagem precisa e contínua, deve ser levada como um fator importante no momento da compra, pois para empresas do setor, a bomba dosadora é um patrimônio que muitas vezes é amortizado em 5 ou 10 anos, dependendo do tamanho da empresa e do uso que é feito.
Priscila aponta ainda, como as maiores vantagens de utilizar as bombas LMI, o fato de que a dosagem se torna muito mais precisa, o ajuste de vazão pode ser feito manualmente e o curso é ajustável a uma taxa de até 1000: 1. A falta de um produto adequado pode causar imprecisão na dosagem, ou seja, caso o erro ocorra por injetar produto químico a mais na solução, além de prejudicar o processo ao qual ele será empregado. "A empresa também irá gastar muito mais do que deveria na compra do químico já que está desperdiçando. Já quando o erro é por falta de produto, para cada aplicação implicará de forma diferente, se a mistura for usada para limpeza, por exemplo, ela pode não alcançar o resultado desejado já que a solução estará muito diluída", destaca.

Mercado
Nos últimos tempos, o tratamento de água se tornou um dos assuntos mais discutidos, tanto pelo impacto ambiental quanto pela falta de água. Para Priscila, as empresas que não tinham tomado consciência que esse assunto é importante para o bem comum, recentemente estão em busca de soluções para se adequar às normas regulamentadoras.
Para a indústria, que em muitos casos não necessita de água potável, uma das alternativas mais aplicáveis é a reciclagem do recurso ou reúso, isso é possível por meio do tratamento dos efluentes industriais. Priscila explica que a água descartada pela indústria não tem os parâmetros necessários para o consumo humano, mas pode ser reutilizada para outros fins, como por exemplo, em lavagem de reatores e tanques móveis, torres de resfriamento, lavagem de maquinário e de pátios, entre outros. De acordo com a supervisora da Vibropac, tendo em vista toda essa conscientização, o consumo dessas bombas nessa área vem aumentando gradativamente.
"O mercado de bombas dosadoras é bem diversificado, sofrendo com os humores da economia afetando cada setor, às vezes diminuindo a demanda em um, mas ampliando-se em outro. Situações de sazonalidade também interferem, como a recente crise hídrica em São Paulo que proporcionou uma grande procura por sistemas alternativos de abastecimento, assim como a demanda por equipamentos de reúso de água de grandes consumidores, onde as bombas dosadoras são itens fundamentais no processo de tratamento", completa José Carlos.
Para ele, no caso da baixa demanda automotiva, reduziu a atuação no mercado de autopeças, outro grande consumidor de bombas dosadoras. O mercado de luxo nunca sofreu tanto os efeitos da crise. "Assim estamos com lançamentos na área de dosagem e controle de produtos químicos para piscinas domésticas e de condomínios, que apresentam custo relativamente baixo, fácil operação e baixa manutenção. É uma tendência mundial e vem aumentando no Brasil, particularmente após as duas últimas edições de feiras do setor de conforto", completa.

 

Contato das empresas:
Etatron:
www.etatron.com.br
ProMinent: www.prominent.com.br
Vibropac: www.vibropac.com.br

Publicidade