I Simpósio Global de Soluções Sustentáveis

Mauricio Abijaodi apresentou, nesta segunda-feira, 13 de junho, um panorama dos trabalhos desempenhados pela ANA como instituição responsável pela gestão


O diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Mauricio Abijaodi, fez uma apresentação no “I Simpósio Global de Soluções Sustentáveis”, organizado pela Itaipu Binacional e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA). O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). O diretor participou da Sessão 3: Soluções sustentáveis de água e energia & estudos de caso de água, ocasião em que destacou o Brasil e o caso da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Mauricio Abijaodi apresentou, nesta segunda-feira, 13 de junho, um panorama dos trabalhos desempenhados pela ANA como instituição responsável pela gestão de recursos hídricos federais, pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e pela instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos e saneamento básico. Além disso, o diretor falou da atuação da Agência ODS 6, que tem como objetivo assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

“A ANA tem um papel fundamental e está como ponto focal junto à UN-Water, Agência de Água e Saneamento Básico das Nações Unidas. Acreditamos que esse caráter transversal da água reflete também em outros objetivos, como o ODS 7 que prevê energia limpa e acessível”, destacou, o diretor Mauricio Abijaodi.

Na oportunidade, o diretor expôs o Estudo de Caso: Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e ressaltou a importância do tema como um exemplo a ser seguido, pois mostra um conflito pelo uso da água entre duas das maiores unidades da Federação. E ainda envolve diferentes usos da água, em especial, abastecimento de água, geração de energia e irrigação. O caso abrange também cursos d’água de diferentes dominialidades: federal e estuduais. “Nessa questão, a prioridade de uso foi o abastecimento humano, conforme preceituado pela Política Nacional de Recursos Hídricos”, disse.

O evento é produto de uma parceria entre a Itaipu e a UNDESA, instituições fundadoras da Rede Global de Soluções Sustentáveis de Água e Energia, que reúne organizações de todo o mundo que trabalham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (água) e 7 (energia) de uma forma integrada e sinérgica, contribuindo para o avanço dos demais objetivos que fazem parte da Agenda 2030. 

O Simpósio Global reuniu representantes de instituições e especialistas internacionais. A ideia, ao final do evento, é contribuir com a construção de políticas públicas que possam orientar a implantação de soluções sustentáveis em água e energia nos cenários regional e internacional.

Confira a programação: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/programa_PT.pdf

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade