Seminário em celebração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada

A diretora-presidente da ANA abriu o evento juntamente com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes


Nesta terça-feira, 14 de junho, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez da Cruz Rios, representou a instituição na solenidade de abertura do seminário em celebração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, data celebrada em 15 de junho. Realizado na modalidade virtual pelo Sistema CNA/SENAR, o evento debateu programas, ações e ferramentas para aumento da produtividade agrícola de forma sustentável no País, por meio da irrigação.

A diretora-presidente da ANA abriu o evento juntamente com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; a secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alice de Carvalho; e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins Junior.

Segundo o Atlas Irrigação, lançado em 2021 pela ANA, o Brasil totaliza 8,2 milhões de hectares equipados para irrigação, sendo 64,5% (5,3 milhões de hectares) com água de mananciais e 35,5% (2,9 milhões de ha) fertirrigados com água de reúso. Essa área é equivalente a 8,2 milhões de campos de futebol.

O Atlas Irrigação aponta, ainda, que o Brasil deverá expandir sua área irrigada em mais 4,2 milhões de hectares até 2040, o que representa um aumento de 79% em comparação à área irrigada com água de mananciais até 2021.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade