São Gabriel Saneamento assina contrato de concessão para entregar o saneamento básico até 2042  

No próximo 30 de maio, a concessionária São Gabriel Saneamento, que atua no município de São Gabriel/RS na região do Pampa Gaúcho


A cidade celebra a marca de 60% de esgoto coletado e tratado em maio deste ano. O aumento é de 47% desde que a São Gabriel Saneamento assinou o contrato de concessão para entregar o saneamento básico no município até 2042. 

Em 2012, apenas a uma parcela da região central possuía coleta e tratamento de esgoto. Este é um grande avanço para a população. 

Inauguração da nova ETE Vacacaí em São Gabriel

Os investimentos em esgotamento sanitário já somam 60 milhões de reais ao longo dos 10 anos de contrato. Os recursos geraram a implantação de mais de 80 quilômetros de novas redes coletoras e a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  

A ETE comportará o tratamento de 90% esgoto gerado no município. 

Investimentos da São Gabriel Saneamento

A São Gabriel Saneamento realizou o investimento de R$ 23 milhões para a construção da nova ETE Vacacaí. A capacidade de tratamento é de 108 litros por segundo com altos padrões de eficiência, sem a geração de odores.  

Além disso, a empresa garantiu um baixo custo operacional, através de uma solução tecnológica moderna. 

Dados favoráveis para a cidade

Os números atuais de São Gabriel representam quase que o triplo do estado do Rio Grande do Sul. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), menos de 25% da população gaúcha teve acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2020. Essa é a data do último estudo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

Os números de São Gabriel são superiores até em comparação ao Brasil. Em 2020, por exemplo, 55% das residências do país não possuíam acesso à coleta e tratamento de esgoto. 

A universalização chegará antes do previsto para a população

O contrato de concessão prevê a universalização em saneamento básico já no ano de 2024, 9 anos antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, através da Lei 14.026/2020

Novo Marco do Saneamento Básico é uma vitória para os brasileiros. Neste ano, o novo marco legal completa dois anos, e a expectativa de avanços no setor está sendo cumprida. O objetivo é atingir a universalização dos serviços, que já são realidade, como no caso de São Gabriel. 

Portanto, o grande marco do avanço no saneamento básico do município acontecerá no dia 30/05 com o evento de inauguração oficial da nova ETE Vacacaí

Confira detalhes da organização do evento: 

Evento de inauguração da nova ETE Vacacaí 

Dia 30/05/2022, segunda-feira, às 10h da manhã; 

Rua Antônio Mercado, n° 3001, bairro Menino Jesus, São Gabriel/RS; 

Aproximadamente 200 convidados, incluso autoridades locais e regionais, imprensa, prefeitos da região, representantes do governo federal e estadual, FGTS, Caixa Econômica, digitais influencers e líderes comunitários. 

 

 

 

Publicidade