Sergio Antonio Gonçalves assume a Secretaria Executiva da Aesbe

Sergio assumiu a Secretaria Executiva da Aesbe nesta segunda (16)


O engenheiro Sergio Antonio Gonçalves assume nesta segunda-feira, dia 16 de maio, a Secretaria Executiva da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Ele passou por um Processo Seletivo, realizado por meio de uma empresa de Recursos Humanos. A contratação de Sergio foi aprovada, por unanimidade, durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) e da Diretoria da Aesbe de 2022, realizada no dia 5 de maio.

Com 34 anos de atuação no saneamento, Sergio possui vasta experiência profissional. Iniciou sua carreira no setor em 1988, na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Exerceu cargos de Direção em Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente no Ministério das Cidades; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Planejamento e na Autoridade Pública Olímpica.

No terceiro setor, exerceu cargos de Direção e Gestão na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e na Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Sergio possui Mestrado em Saúde Pública na área de Estudo de Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento.

Ao assumir a função, Sergio enfatiza a missão de auxiliar no fortalecimento da entidade. “É com grande honra que assumo o cargo de secretário executivo. Desejo contribuir para que a Aesbe possa cada vez mais consolidar o seu papel de liderança institucional, levando, por intermédio de suas associadas, os melhores serviços de saneamento para toda a população brasileira”, diz.

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, afirma que a contratação do Sergio faz parte do trabalho de reestruturação que a entidade vem passando. “Estamos aperfeiçoando os trabalhos executados pela associação, para que possamos defender com cada vez mais afinco os interesses das Companhias Estaduais de Saneamento, associadas à Aesbe. Desejamos boas-vindas ao Sergio”, ressalta Neuri.

A função da Secretaria Executiva da Aesbe estava sendo ocupada interinamente pelo assessor Jurídico da entidade, Antonio Costa Lima Junior, desde março de 2020, após o falecimento do antigo secretário, Ubiratan Pereira. “Foi um momento turbulento com o falecimento do gestor e com aprovação do novo marco do saneamento, aliado a uma pandemia nunca pensada. Mas, conseguimos seguir com os trabalhos, sempre com o empenho e apoio da Diretoria da Aesbe, dos presidentes das associadas e da equipe da entidade. Agora, na condução de Sérgio Gonçalves, teremos grandes frutos para projetar cada vez mais nossa associação”, afirma Antonio Junior.

Com a contratação do novo gestor, Antonio continua exercendo a função de Assessoria Jurídica.

Publicidade