ETA Juturnaíba passa por manutenção

Ação que foi concluída com 5 horas de antecedência, faz parte do Plano Verão da concessionária


Com 5 horas de antecedência, foi concluída nesta terça-feira (17), a manutenção no sistema de distribuição de água, realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A ação, que estava prevista para ser finalizada às 20h, faz parte do Plano Verão da Prolagos e tem como objetivo, garantir maior eficiência operacional para o abastecimento das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, principalmente, no período da alta temporada, quando a população salta de cerca de 400 mil para mais de 1,2 milhão.

Durante a manutenção, foi realizada a limpeza dos decantadores, equipamento responsável pela remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água.  Esta ação é feita periodicamente para garantir o funcionamento adequado dessas estruturas, que recebem a água bruta, captada da Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece os municípios da Região dos Lagos. “Essa é uma importante medida para garantirmos que a população continue recebendo água de qualidade e em quantidade em suas residências. Nossos colaboradores se empenharam para encurtar o tempo da operação para que o sistema de distribuição de água fosse retomado e houvesse o mínimo de transtornos possível para nossos usuários”, explica José Vicente Marino, gerente Operacional da Prolagos.

Para realizar a operação, o abastecimento foi interrompido temporariamente nas cidades da área de concessão. Agora, a normalização do sistema acontecerá de maneira gradativa. Para minimizar os impactos para a população, a concessionária recomenda que sejam adiadas atividades de alto consumo de água. A empresa permanece à disposição dos usuários por meio de ligação ou Whatsapp pelo telefone: 0800 7020 195

Durante este ano, outras ações serão realizadas na ETA para melhorar ainda mais a eficiência, como a implantação de novos filtros e mais um módulo de decantação, ampliando a capacidade de produção, que passará dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s, permitindo a busca pela universalização do abastecimento em toda a área de concessão.

Sobre a ETA:

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos está localizada em São Vicente de Paulo, no município de Araruama, capta água da Lagoa de Juturnaíba. A unidade tem capacidade de produzir 1.500 litros por segundo.

Além do tratamento, a Prolagos opera uma grande rede de distribuição e adutoras, com 2.497,75 Km de extensão, e diversas casas de bombas, reservatórios e estações de manobra, para levar a água até os seus clientes.

A água bruta captada passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

 

Assessoria de Comunicação Prolagos <ascom@prolagos.com.br>

Publicidade