Modernização e ampliação das redes de esgoto promovidas pela BRK

Fase atual dos investimentos compreende um trecho de 720 metros, que deve ser finalizada até o final de junho


A modernização e ampliação das redes de esgoto promovidas pela BRK avançam no distrito de Vargem Grande de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim. O distrito, que é o segundo mais populoso do município, vem recebendo os investimentos da concessionária desde 2019, com a construção dos coletores tronco e novas redes de esgoto por suas ruas.

A fase atual dos investimentos compreende um trecho de 720 metros, que deve ser finalizada até o final de junho. Devido a interferências encontradas, o projeto inicial precisou ser revisto com um novo traçado proposto para as redes. “Inicialmente, era previsto o assentamento das redes margeando os córregos do distrito, no entanto, isso se mostrou inviável devido a interferências não cadastradas encontradas durante a execução da obra”, explica o gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves.

Jocimar destaca que os investimentos em Soturno beneficiarão 996 famílias do distrito com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, ampliando-os na localidade. “São iniciativas fundamentais para a saúde da população, que além de evitar a contaminação e a transmissão de doenças, preservam o meio ambiente”, afirma.

Nas localidades que já receberam as novas redes, a BRK recomenda que sejam feitas as ligações dos imóveis às redes de esgoto, de acordo com os critérios definidos pela concessionária, e que os moradores cuidem para que a rede de esgoto não receba água de chuva. “Ligações clandestinas, além de prejudicarem o bom funcionamento das redes de esgoto, podem ocasionar o retorno do mesmo para as próprias residências”, alerta Jocimar de Assis Alves.

Onde a obra foi concluída, moradores fazem as ligações às novas redes

As novas redes de esgoto implantadas pela BRK são do tipo separador absoluto, sendo exclusivas para o recebimento do esgoto e tornando a rede pública mais moderna e o processo de tratamento do esgoto do município mais eficiente. O aposentado José Ribeiro dos Santos, de 64 anos, morador da Rua Manoel Moulais Barbosa, em Soturno, fez a ligação da rede de sua casa à rede pública de esgoto há algumas semanas e elogia o trabalho realizado.

“O nosso esgoto, assim como o dos vizinhos, era jogado no córrego, que tinha muita sujeira e mal cheiro. Agora, todos estão fazendo suas ligações e já sentimos uma melhoria. A BRK limpou e aplainou a rua e até os mosquitos diminuíram”, afirma José Ribeiro, que é morador da região há quase 40 anos.

Quem também aprovou os investimentos nas redes de esgoto de Soturno foi o aposentado Alcimar Azeredo Pereira, de 53 anos. Junto com a família, ele está construindo um imóvel na Rua Copacabana e já pode fazer a ligação do imóvel à rede pública durante a construção. “Antes, a rede de esgoto não passava nessa rua. Felizmente, com a obra da BRK, a rua agora possui a rede e conseguimos fazer a ligação há cerca de um mês”, relata.

Segundo a BRK, após a conclusão da etapa dos serviços nessa região, a expectativa é de que as obras em Soturno avancem para a rodovia Ângelo Bazoni, no trecho entre o posto de combustível Cordeiro e a Rua Wanderley Barbosa. Para mais informações sobre as intervenções que ocorrem na cidade, a concessionária disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001, com atendimento 24 horas por dia.

Rita Diascanio – Contatus Comunicação – (27) 9 9255-3455

Rosa Malena Carvalho – Comunicação da BRK em Cachoeiro de Itapemirim – (28) 9 9975-1110

Publicidade