Fundamentos do tratamento de esgoto para operação eficiente em estações

Curso sobre operação eficiente em estações de tratamento de esgoto


A Academia ARES-PCJ realizará a partir da próxima sexta-feira (20/05) uma capacitação sobre “Fundamentos do tratamento de esgoto para operação eficiente em estações”. Realizado de forma online e gratuitamente, o curso é voltado aos servidores dos prestadores de serviço de saneamento básico dos municípios associados. O treinamento será ministrado pelos professores Claudio Cezar de Souza Junior e Emerson Marçal Júnior (veja currículo abaixo).  

As aulas serão ministradas de modo a apresentar a teoria aplicada à solução dos problemas operacionais mais comuns em Estações de Tratamento de Esgoto. De acordo com os professores, serão abordados, de forma prática e didática, temas como tratamento de esgoto, balanço de massa e a dinâmica microbiológica. 

O curso versará ainda sobre sistema de gestão de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e uma metodologia operacional otimizada, mostrando como o controle da vazão, carga orgânica, características do empreendimento, rotinas operacionais e outros fatores afetam diretamente no funcionamento adequado do sistema de tratamento. Serão debatidas ainda questões reais de problemas enfrentados no cotidiano pelos operadores dos sistemas de tratamento de esgoto, com proposição de soluções. Mais informações no e-mail debora@arespcj.com.br

Sobre os professores

Emerson Marçal Júnior
Formado em Engenharia Civil pela USP (1995), com especialização em Saneamento pela UNICAMP (1997), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (2000). Tem experiência como professor universitário e como coordenador de cursos de Engenharia Ambiental. Trabalhou na SANASA e foi presidente da Câmara Técnica do Comitê de Bacias do PCJ. Fundador e responsável técnico da E.E.A. – Empresa de Engenharia Ambiental, empresa de projetos e execução de ETEs, ETAs e EEEs, atuante no mercado desde 1999, onde é o responsável técnico de mais de 500 projetos e obras por todo Brasil.

Claudio Cezar de Souza Junior 

Graduado em engenharia ambiental na UNESP de Rio Claro e Pós-graduado em infraestrutura do Saneamento Básico pela EEP de Piracicaba. Atua na área de saneamento com foco em especificação e instalação de ETE compactas há mais de 10 anos. CEO da EEA.

 

Publicidade