Tirolez destina de maneira sustentável os efluentes resultantes do processo fabril

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, iniciativa pioneira de fertirrigação do solo gera benefícios para a lavoura


Consciente da responsabilidade ambiental que exerce, sobretudo na proximidade de suas plantas industriais, a Tirolez, maior empresa de queijos do Brasil, avalia cada detalhe de seu processo produtivo. Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a empresa destina de maneira sustentável os efluentes resultantes do processo fabril, a partir da fertirrigação do solo. A iniciativa, além de gerar benefícios para a lavoura local, reduz o volume de efluentes que seriam lançados em rios após o tratamento.

João Vitor Ferreira, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tirolez, ressalta que a parceria com a UFV começou a partir de um projeto de iniciação científica para análise da composição de alguns dos efluentes resultantes dos processos fabris. “Os resultados do estudo impressionaram e levaram ao entendimento de que a aplicação dos efluentes no solo poderia gerar benefícios para a lavoura, devido à presença dos elementos químicos, que são a base de nutrição de plantas”, explica.

O projeto foi aprovado em 2020 e as atividades já começaram em abril de 2021, com a aplicação média de 300m³/mês de efluentes via fertirrigação em uma propriedade parceira no município de Arapuá (MG).

A fertirrigação possibilita o aumento de produção da pastagem por área, aproveitando os elementos químicos que existem no efluente. Além disso, há um aumento da reciclagem de alguns nutrientes, o que permite aumentar a qualidade de pasto, reduzindo a demanda por fertilizantes e outros nutrientes.

A iniciativa é uma alternativa para manter a qualidade dos pastos durante os períodos de seca, diminuindo a sazonalidade da produção.

Os ganhos para o meio ambiente com a implantação do projeto são consideráveis, por isso, uma equipe de consultoria especialista, em conjunto com a equipe da UFV, fazem o acompanhamento periódico dos resultados para os órgãos ambientais.

Com os resultados positivos da solução ecoeficiente em Arapuá, a Tirolez estuda a ampliação do projeto para a unidade industrial de Caxambu do Sul, localizada em Santa Catarina”, conclui Ferreira.

Informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: 11 95081-7522
Eulália Vieira (eulalia@pressaporter.com.br)
Luma Fernandes (luma@pressaporter.com.br)
Tatiane Almeida (tatiane@pressaporter.com.br)
Vanessa Decicino (vanessa@pressaporter.com.br

 

Publicidade