A importância de reciclar e reutilizar resíduos

Intuito da iniciativa, que integra a edição 2022 do DIADESOL, é estimular a educação ambiental em escolas públicas e privadas.


É correto chamar lixo de lixo? Quais tipos de resíduos podem ser reciclados? Por que devemos fazer o descarte correto desses materiais? Essas e outras questões relacionadas à educação ambiental são abordadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) na Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente, uma iniciativa em parceria com a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa).

Na cartilha, as meninas Lara e Bia conversam sobre o que aprenderam sobre o lixo, inclusive que o jeito correto é chamar de resíduo. E ensinam sobre os tipos de resíduos, como separá-los, as diferentes cores das lixeiras, a importância do descarte correto e de reutilizar e reciclar os materiais, que são responsabilidades de todos nós. O material traz ainda um capítulo especial destinado às lâmpadas, explicando o que é a logística reversa e como participar.

O material integra a campanha de conscientização DIADESOL 2022, lançado no dia 11 de março (assista aqui), cujo foco são as questões relacionadas aos resíduos sólidos e inclui outras ações de educação ambiental da ABES-SP, como os concursos de Desenho Infantil (do qual participam estudantes de escolas públicas e privadas) e Vídeo Amador (voltado a estudantes e público em geral), que serão inspirados pelo conteúdo da cartilha.

O Concurso de Desenho Infantil, é para crianças de 6 a 10 anos de idade e, com auxílio de voluntários da ABES-SP, serão realizadas oficinas em salas de aula com objetivo de estimular e incentivar a participação dos alunos e das escolas no concurso. O Concurso de Vídeo Amador não tem limite de idade. Ambos os concursos preveem premiações aos vencedores.

Baixe a cartilha e inscreva-se nos concursos da campanha DIADESOL 2022, da ABES-SP.

Clique aqui para fazer o download da cartilha

Inscreva-se para o Concurso de Desenho Infantil

Inscreva-se para o Concurso de Vídeo Amador

Publicidade