Obras de implantação da 11ª Estação de Tratamento de Esgoto de Resende

A operação da nova ETE, que fará com que o município chegue a 90% de esgoto coletado e tratado, está prevista para iniciar no segundo semestre de 2022


A concessionária Águas das Agulhas Negras está avançando nas obras de implantação da 11ª Estação de Tratamento de Esgoto de Resende, a ETE Ipiranga, com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo. A operação da nova ETE, que fará com que o município chegue a 90% de esgoto coletado e tratado, está prevista para iniciar no segundo semestre de 2022.

O empreendimento beneficiará cerca de 55 mil habitantes residentes dos 45 bairros contemplados com a expansão do sistema de esgoto sanitário.

“Com a implantação da ETE Ipiranga, Resende alcançará 90% de cobertura para o tratamento do esgoto. Atualmente, o município é o que mais trata esgoto em toda a Região Sul Fluminense, com índice de 72%. Isso reflete, consideravelmente, na saúde pública, qualidade de vida e preservação dos recursos naturais de toda a cidade, que possui um dos melhores índices de saneamento do país, já que a média nacional para o tratamento de esgoto é de 50,8%”, explica o diretor da concessionária, Gabriel Roberti.

A ETE conta com estrutura modular de aço vitrificado, que garante rápida montagem e manutenção prolongada dos processos operacionais. Atualmente, a obra segue na fase de concretagem das bases e montagem mecânica. A unidade será a primeira no município a contar com um sistema de água de reúso, reduzindo impactos ambientais para lavagem de ruas, rega de jardins e na própria limpeza da unidade.

Desde que assumiu a prestação dos serviços de saneamento básico, em janeiro de 2008, Águas das Agulhas Negras empenha esforços para disponibilizar o acesso a esgoto tratado para os moradores do município. Logo nos 5 primeiros anos de atuação, o percentual de cobertura para o tratamento do esgoto passou de 3% para 62%, sendo esse índice elevado gradativamente, conforme os investimentos aplicados para o avanço do sistema sanitário.

 

Publicidade