Abra Talks: desmineralização ou dessalinização da água

Evento técnico e mensal da Abrafiltros contou com palestra de especialista sobre tratamento da água para reúso.


A desmineralização ou dessalinização da água tem como objetivo produzir água potável a partir do mar e salobra e água industrial como matéria prima ou água de processo e também para obtenção de água de reuso a partir de água residual via processos de separação por membranas. “O processo é devido à presença de partículas na água sejam dissolvidas, coloidais ou em suspensão”, afirmou o Eng. Henrique Martins Netofundador da empresa EQMA Engenharia e Consultoria, quando ministrou a palestra “Sistemas de filtração como pré-tratamento em sistema de desmineralização de água industrial”, no dia 10 de fevereiro, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service.

Entre os processos de desmineralização da água, citou a resina de troca iônica, material sintético de cadeia orgânica com radicais seletivos aos íons, capazes de efetuar a troca iônica na água de modelo seletivo, como a resina catiônica e aniônica; e a osmose reversa (OR), membrana semipermeável, obtida por meio de material sintético de origem orgânica com o acetato de celulose, com alta permeabilidade de água e alta rejeição a sais. Ressaltou a importância do pré-tratamento de água para a melhoria de performance dos processos, redução de consumo e custos com produtos químicos e aumento da vida útil das resinas e membranas. “Cloro livre, turbidez, índice de densidade de silte (SDI), ferro, manganês e matéria orgânica prejudicam as resinas e membranas e rotas de tratamento”, comentou o engenheiro, pontuando alguns exemplos de problemas por falta de pré-tratamento, como biofilme em membrana de osmose reversa e colmatação na resina.

Ao final da apresentação, falou sobre alguns parâmetros desejados nos projetos com relação à turbidez e SDI, decloração, ferro e manganês, e matéria orgânica.

O evento, que é gratuito, contou com três palestras, iniciando com a apresentação do engenheiro Henrique Martins Neto. Em seguida, o Prof. Dr. Renato Pereira Ribeiro, pesquisador e coordenador do Centro Experimental de Monitoramento e Mitigação Ambiental (CEMMA) do IFRJ, apresentou o tema “Liberação de gases do efeito estufa em estações de tratamento de esgotos”, finalizando com a palestra de Lucas Chamon, gerente sênior para área de Amplificadores de Audio Automotivos na Harman International em Novi, Michigan, sobre a “Conectividade dos veículos em tempos de 5G”.

Para o presidente da Abrafiltros, João Moura “esse é um tema recorrente e necessário de ser debatido pelas indústrias”. Ainda segundo o presidente, conhecer em detalhes como esse processo funciona é de suma importância e por isso o encontro foi extremamente produtivo.

O próximo evento, via plataforma Zoom, acontecerá dia 17 de março.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Publicidade