Sistema Público de Esgotamento Sanitário da Casan

Por isso, a CASAN vem preparando os moradores para o uso adequado dessa infraestrutura de coleta e tratamento


Em breve, famílias do bairro Canta Galo serão as primeiras em Rio do Sul a contar com o Sistema Público de Esgotamento Sanitário. Por isso, a CASAN vem preparando os moradores para o uso adequado dessa infraestrutura de coleta e tratamento.

Os moradores devem ainda aguardar comunicado da Companhia para providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora já implantada no Canta Galo.

Mais informações e orientações sobre o funcionamento do sistema já são compartilhadas com os moradores em visitas do Programa Socioambiental em andamento na cidade. A campanha também é realizada por meio das redes sociais da CASAN, e alerta para as boas práticas e os principais problemas causados pelo mau uso das redes coletoras de esgoto.

Uma das principais orientações é que a rede de esgoto não é lixeira, e não deve receber materiais como plásticos, panos, fraldas, cabelos e preservativos. Além de causar o entupimento das tubulações, esses rejeitos também comprometem o funcionamento da unidade de tratamento.  

Outro problema ocorre quando a água da chuva, que deveria ir para a rede de drenagem, é direcionada à rede coletora de esgoto. Essa conexão inadequada aumenta as chances de extravasamentos na cidade, sobrecarrega as estações de tratamento e ainda pode trazer transtornos para o próprio morador, com retorno do esgoto para a residência.

A CASAN ainda reforça a importância de que todas as residências mantenham a caixa de gordura, equipamento fundamental para evitar que o óleo chegue às tubulações e provoque seu entupimento.

Confira abaixo dicas importantes:

  • Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

  • Mantenha ralos de chuveiro e pias sempre limpos.

  • Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura pode obstruir a rede.

  • Verifique periodicamente a caixa de gordura e providencie a limpeza sempre que necessário. Prédios, bares e restaurantes devem fazer o processo com muito mais frequência.

  • Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

  • Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

  • Não retire a tampa de estrutura da CASAN para escoar água da chuva.

  • Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, porque as raízes podem danificar a rede coletora.

Cronograma de obras em Rio do Sul

Atualmente as frentes de trabalho estão concentradas  na finalização da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Bela Aliança. A ETA vai atender mais de 12,6 mil ligações domiciliares em Rio do Sul. O investimento total na rede coletora chega a R$ 74 milhões, com recursos da própria CASAN e Caixa Econômica Federal.

Publicidade