Consulta pública sobre obras de esgoto

O esgoto coletado será enviado para a estação de tratamento Nova Rosa da Penha e devolvido limpo ao meio ambiente


O Governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), vai abrir consulta pública na terça-feira (1º) sobre o Relatório de Avaliação Ambiental e Social das obras de ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto na região de Nova Rosa da Penha, em Cariacica. O investimento é financiado pelo Banco Mundial e o objetivo da consulta é promover a participação social na execução do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, o maior conjunto de ações na área ambiental já realizado pelo Estado.

Os documentos sobre as obras podem ser acessados no link www.cesan.com.br/consultanovarosa. Os interessados podem se manifestar pelo e-mail consultapublica.novarosa@cesan.com.br a partir das 10h do dia 1/2/2022 até as 17 horas do dia 16/2/2022. A partir das 18 horas do dia 16/2/2022 será realizada reunião virtual aberta ao público, pela TV Cesan (www.youtube.com/tvcesan), em que os participantes também poderão interagir com a equipe técnica para enviar sugestões e esclarecer dúvidas.

O município de Cariacica receberá investimentos de 138 milhões com recursos financiados pelo Banco Mundial para ampliação dos serviços de esgotamento sanitário. As obras na região de Nova Rosa da Penha vão beneficiar mais de 25 mil moradores dos bairros Vila Merlo, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha, Porto de Cariacica e trecho da rua Milton Dutra de Freitas, no bairro Ibiapaba.

As obras

Serão implantados mais de 80 mil metros de redes coletoras e de recalque. Também serão feitas 5.744 ligações gratuitas de imóveis às redes, além de 25 estações de bombeamento de esgoto.

Águas e Paisagens

O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é o maior conjunto de ações na área ambiental já realizado pelo Estado do Espírito Santo. Financiado pelo Banco Mundial, o programa vai investir US$ 323 milhões, cerca de R$ 1 bilhão, para a gestão integrada e sustentável das águas, solo e recursos, por meio de intervenções nas áreas de saneamento ambiental, recursos hídricos, drenagem, gestão de mananciais, recuperação da cobertura florestal, gestão de riscos e prevenção de desastres.

Publicidade