Águas do Rio inicia a ampliação das redes de água e esgoto

Concessionária terá 95 moradores da comunidade nas equipes que farão cadastro de tarifa social, consertos emergenciais e ampliação de redes


Mais saúde, desenvolvimento, inclusão social e qualidade de vida. Esses são os principais objetivos da Águas do Rio na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da capital, que no dia 24 de janeiro (segunda-feira), recebe as equipes do programa “Vem com a Gente”. A concessionária fará o mapeamento das necessidades, o cadastro de moradores na tarifa social, a regularização das ligações de água tratada, consertos emergenciais, além de iniciar a ampliação das redes de água e esgoto. O projeto está orçado em cerca de R$ 40 milhões.

—Uma das principais intervenções será a reforma do reservatório localizado na área conhecida como Azul, no alto do Jacarezinho. Estima-se que ele tenha capacidade para armazenar 200 mil litros. Nossas equipes já estão elaborando o projeto de recuperação dessa importante unidade do sistema de abastecimento, que apresenta vazamentos e outros problemas operacionais. A localização estratégica desse reservatório vai contribuir bastante para melhorar a distribuição de água no Jacarezinho — explicou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Morador da comunidade e presidente da ONG Jacaré Facilitador, Júlio César da Silva, recorda que este reservatório nunca funcionou. —Grande parte da rede de água e esgoto que existe aqui foi construída pela própria população e está interligada de forma inadequada. Muitos moradores ficam doentes, porque não têm acesso a água de qualidade nem tratamento de esgoto. Já aconteceu comigo. Sabemos que as obras que serão realizadas irão melhorar a vida de todos — afirma Júlio César.

O programa Vem com a Gente está presente no Jacarezinho com 95 funcionários que são moradores da comunidade. Junto com outros profissionais da concessionária, vão atuar diretamente no avanço do saneamento básico na localidade. O projeto também está sendo desenvolvido em outras comunidades da capital, como Mangueira e Barreira do Vasco, além de municípios da Baixada Fluminense e São Gonçalo, e conta com mais de 1.300 moradores de comunidades contratados.

— Temos um compromisso social com as comunidades da nossa área de concessão, que inclui dar oportunidades para as pessoas. É o que estamos fazendo no Jacarezinho. Temos projetos de curto, médio e longo prazos para universalizar os serviços de água e esgoto da região —destaca Waldyr Vilanova, diretor do Vem com a Gente.

Os próximos passos para a universalização do saneamento básico incluem projetos a médio prazo, como o redimensionamento e revitalização da Estação Elevatória do Esgoto do Jacarezinho.

Publicidade