Grupo Águas do Brasil ingressa na Rede Brasil do Pacto Global

iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios


O Grupo Águas do Brasil acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

O Grupo desenvolve diversas ações de sustentabilidade alinhadas aos ODS, como programas de educação ambiental, de redução de perdas de água, de eficiência energética e de excelência em segurança do trabalho.

Com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, o Programa Água de Valor busca um aumento da eficiência dos sistemas de distribuição de água, além de melhorar a medição e o controle para suprir as necessidades de abastecimento de água da população e garantir esse direito às gerações futuras. Em menos de três anos, o Grupo já evitou uma perda anual de 17,5 milhões de m³ de água, o suficiente para abastecer uma cidade de 260 mil habitantes.

A eficiência energética é outra preocupação do Grupo. Hoje, 70% da energia utilizada já é de fonte limpa e renovável. Além da energia fornecida pelas operadoras regionais, predominantemente produzida por hidrelétricas, a companhia tem um contrato de 10 anos para aquisição de energia limpa no mercado livre. Com a construção de usinas próprias em parcerias com investidores, o Grupo está desde 2019 produzindo sua energia, que já equivale ao suficiente para abastecer 3500 casas ou uma cidade com 12 mil habitantes. Ao priorizar fontes renováveis, a empresa deixa de emitir 650 toneladas de CO2 por mês, volume equivalente ao plantio mensal de 4.6 mil árvores.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento do Grupo Águas do Brasil com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1100 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações no site oficial.

 

 

Assessoria de Imprensa | Danthi Comunicações

Natália Inzinna | natalia@danthi.com.br -- 11 98776-5696

Fabiane Moreira | fabiane@danthi.com.br -- 21 98876-1669

 

 


 

Publicidade