Vitor Saback é nomeado diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

E conduzido de forma interina ao cargo de Diretor-Presidente da Agência até que os novos diretores sejam sabatinados pela Senado Federal


Vitor Saback foi nomeado diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em dezembro de 2021, e conduzido de forma interina ao cargo de Diretor-Presidente da Agência até que os novos diretores sejam sabatinados pela Senado Federal e tomem posse, o que deve ocorrer somente na segunda quinzena de fevereiro de 2022.

Saback assume a função deixada por Christianne Dias, que ao lado de outros três diretores, encerraram seu mandato no último dia 16 de janeiro. Deste modo, assumiram também o cargo de diretores interinos: Luís André Muniz, Rogério Menescal e Patrick Thomas.

Conhecendo o novo diretor-presidente da ANA

Vitor Saback é graduado em administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui pós-gradução em finanças e mercado de capitais na Fundação Getúlio vargas (FGV). É servidor público do Ministério Público da União (MPU), tendo o cargo de analista de gestão pública.

No último dia 13 de janeiro, durante evento de apresentação do balanço dos últimos quatro anos da gestão, e na presença da diretoria colegiada que estava concluindo o atual mandato, Saback atentou que os diretores encerram um ciclo, mas não os mandatos, pois o legado que deixaram seguirá sendo cultivado nos próximos anos. “Esta diretoria desempenhou um trabalho muito bonito em prol da sociedade brasileira e da ANA. Porém, o mandato não se encerra, porque a semente plantada continua na Agência e eu vou seguir regando esse trabalho.”, concluiu.

Nova Diretoria ainda precisa ser sabatinada pelo Senado

A nova diretoria foi indicada no último mês de dezembro pela Presidência da República e é composta pelos nomes: Verônica Sánchez da Cruz Rios, que assumirá a presidência da ANA, e os diretores, Filipe de Mello Sampaio Cunha, Herbert Drummond e Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcelos.

Os nomes agora aguardam o agendamento da sabatina pelo Senado Federal, o que deve ocorrer ao final do próximo mês para, então, ser agendada a cerimônia de posse na ANA.

A Diretoria Colegiada da ANA é composta por cinco membros: um diretor-presidente e quatro diretores, todos nomeados pelo Presidente da República e sabatinados pelo Senado Federal, com mandatos não simultâneos de quatro anos.

Publicidade