Soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de água e saneamento ambiental

Em 60 dias, foram submetidas mais de 80 propostas ao edital que tem como propósito solucionar desafios do setor de saneamento ambiental


O edital do programa Sanepar Startups recebeu 87 propostas de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de água e saneamento ambiental. O programa é desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep - Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). Este edital irá destinar R$ 750 mil para os projetos a serem desenvolvidos. O programa prevê investimentos totais de R$ 1,5 milhão da Sanepar.

Foram selecionados projetos que propõem soluções para 12 desafios do setor de Saneamento Ambiental, distribuídos em quatro temas. Para o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, as propostas estão bem distribuídas entre os quatro temas de desafios, o que representa um potencial de impacto transversal e sistêmico no setor. "Das propostas, 76 são das regiões Sul e Sudeste do país, sendo 20% do Paraná e 43% do estado de São Paulo. Possetti aponta ainda que todas as demais regiões do país também participaram do edital.

De acordo com o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, o resultado obtido é consequência da excelência das instituições organizadoras do Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental, que mapearam os desafios do setor, e trabalharam de forma conjunta. “Foram realizadas dezenas de iniciativas de sensibilização do ecossistema de inovação nacional”, comenta Regis. O diretor ainda pontua que a maioria das inscrições se deram no último dia permitido, acumulando atenção da equipe para atendimentos e orientações.

As propostas passaram por uma avaliação técnica e as 15 melhores avaliadas foram conhecidas na última sexta (14) em publicação no site do Programa (confira aqui).

As propostas

As 15 empresas classificadas passarão por uma pré-aceleração composta por seis encontros e ao final terão que apresentar um pitch, que é uma apresentação oral da proposta para a banca avaliadora. A pré-aceleração começa ainda em janeiro e o pitch será no dia 5 de abril. Apenas cinco empresas serão selecionadas para receberem recursos financeiros e outros benefícios da aceleração, tais como qualificação, acesso à infraestrutura e apoio técnico.

Mais informações sobre o Sanepar Startups – Programa de Inovação Aberta em Saneamento Ambiental no site: saneparstartups.com.br

Publicidade