Estação de Tratamento de Esgotos de Rio do Sul entra em operação

A CASAN trabalha com a meta de colocar a primeira etapa do sistema em operação neste primeiro semestre


Com obras concentradas na finalização da Estação de Tratamento de Esgotos de Rio do Sul, a CASAN trabalha com a meta de colocar a primeira etapa do sistema em operação neste primeiro semestre.

“Finalizamos os trabalhos nas ruas, para colocar em operação as primeiras ligações residenciais no Bairro Canta Galo, o primeiro a ser atendido”, explica o engenheiro da CASAN Antônio Martins, fiscal das obras.

A ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário onde por meio de processos físicos, químicos e biológicos as cargas poluentes do esgoto são removidas. Dessa forma, o efluente tratado pode retornar à natureza dentro de padrões determinados pela legislação ambiental.

O trabalho de depuração do esgoto em uma ETE pode levar dias, é longo e bastante complexo. Mas, graças a esse processo, a água usada nos imóveis, e que se transformou em esgoto, pode ficar livre de contaminantes que trazem riscos ao meio ambiente e às pessoas.

Quando colocada em plena operação, a Estação de Tratamento de Esgotos de Rio do Sul vai atender mais de 12,6 mil ligações domiciliares. O investimento total no Sistema de Esgotamento chega a R$ 74 milhões, com recursos da própria CASAN e Caixa Econômica Federal.

Publicidade