Casan entrega uma nova adutora de água para ligar o Rio Novo ao Rio Piçarras

Com cinco quilômetros de extensão, a rede servirá como reserva, para uso emergencial em situações de estiagem


A CASAN trabalha com rapidez e deve entregar nos próximos dias à população de Balneário Piçarras uma nova adutora de água, ligando o Rio Novo ao Rio Piçarras. 

Com cinco quilômetros de extensão, a rede servirá como reserva, para uso emergencial em situações de estiagem. A obra tem valor aproximado de R$ 1 milhão. Todo o material empregado foi fornecido pela CASAN, que também mobilizou mão de obra própria, e disponibilizou uma das máquinas utilizadas. 

O grupo Aegea forneceu uma escavadeira hidráulica para os trabalhos, dentro do termo de cooperação técnica firmado entre as duas empresas de saneamento.
Para buscar a água do Rio Novo, a tubulação assentada conta com 300 milímetros de diâmetro. “Ela será utilizada numa eventual transposição de água para o Rio Piçarras, quando necessário”, explica o superintendente regional Norte/Vale da CASAN, Rangel.

O Rio Piçarras é o manancial onde a Companhia capta a água que abastece Balneário Piçarras. A captação local também abastece o sistema de Penha e, em situações emergenciais, presta auxílio ao abastecimento de Barra Velha, mandando a água do sistema de Piçarras para o bairro Itajuba. 

Estiagens mais severas reduzem a vazão do rio, dificultando a captação.  

“O abastecimento está sob controle, mas trabalhamos com esse planejamento para evitar transtornos, já que longos períodos sem chuvas são cada vez mais recorrentes”, explica o superintendente.

Publicidade