Avanço das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio do Sul

CASAN está esclarecendo dúvidas da comunidade sobre a implantação por meio de visitas realizadas pelo projeto socioambiental


Com o avanço das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Rio do Sul nos bairros Canta Galo e Canoas, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está esclarecendo dúvidas da comunidade sobre a implantação por meio de visitas realizadas pelo projeto socioambiental. O trabalho visa manter os moradores bem informados sobre os benefícios e a importância do sistema para a saúde e a conservação do meio ambiente.

Entre as perguntas mais frequentes da população, ouvida nos bairros onde o psicólogo Josiell Raysel da Rosa está passando nas casas, estão dúvidas quanto ao pagamento da tarifa de esgoto.

A CASAN esclarece que a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento do esgoto vai corresponder ao valor consumido pela água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 40,00 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será R$ 80,00. 

Por isso, a importância da economia de água, uma vez que a redução no consumo de água irá implicar diretamente na redução no valor pago pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto.

SAIBA MAIS:

É possível recorrer à tarifa social?

Sim! Famílias com renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos podem solicitar a Tarifa Social no site da CASAN. Clicando aqui você confere todas as orientações. A Tarifa Social pode ser solicitada quando a família de baixa renda tiver preocupação quanto ao pagamento do novo serviço, como já acontece no caso da água.

Tenho uma casa alugada. Quem paga pela instalação?

A conexão para ligação de esgoto, assim como toda melhoria feita no imóvel e os custos devem ser tratados diretamente entre quem aluga e o proprietário, assim como ocorre no caso de outras obras.

Por que eu preciso do Sistema de Esgotamento Sanitário?

É uma ótima pergunta! Durante as visitas realizadas nos bairros Canta Galo e Canoas, o profissional do projeto socioambiental do SES está conversando com os moradores sobre a importância do saneamento básico. 

A infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto tem impacto direto na saúde da população, uma vez que o descarte irregular de esgoto causa prejuízos para a saúde pública, potencializando a proliferação de vetores de doenças como hepatite, esquistossomose e diarreia. Além disso, a interligação a rede de esgoto traz uma valorização dos imóveis do ponto de vista financeiro, promove a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento da cidade.

Publicidade