Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

Relator da ONU, que participará da abertura, afirma que água vem sendo tratada como ativo financeiro


De 9 a 11 de dezembro, acontece o Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS), promovido pelo ONDAS - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. O evento on-line reunirá apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão universitária, relatos de luta de movimentos sociais, mesas de debate, oficinas e manifestações culturais.

De acordo com Marcos Montenegro, coordenador geral do ONDAS, a atual conjuntura de ataque aos direitos humanos vivida no país exige um esforço de articulação dos setores democráticos e populares, minimizando danos e prejuízos, em especial à população em situação de vulnerabilidade. "O ENDHAS destaca a agenda de luta pelo acesso universal à água e ao esgotamento sanitário nas cidades e nas áreas rurais. Pautada pelo lema Água é direito e não mercadoria, a iniciativa do ONDAS une lideranças populares e sindicais aos acadêmicos comprometidos com o tema", afirma Montenegro.

A mesa de abertura contará com a participação de Pedro Arrojo-Agudo, relator especial da ONU para os Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento. Em relatório divulgado na Assembleia Geral da ONU em outubro passado, ele chamou a atenção para o fato de que a água está cada vez mais sendo tratada como uma mera mercadoria e até mesmo como um ativo financeiro. "A comercialização dos direitos de uso da água nos mercados erodiu a noção de água como um bem comum e do Estado como fiador do interesse geral", conclui o relator.

No Brasil, a recente aprovação do novo marco legal do saneamento abriu caminho para a privatização do setor, o que, como vem denunciando o ONDAS, dificultará o acesso ao serviço de quem não pode pagar.

Clique aqui para acessar a programação completa do Encontro. Para participar, é necessário fazer inscrição. Clique aqui para preencher o formulário.
 

Fernanda

jabuticaba.net.br@enviosreleases.com

Publicidade