Especialistas debatem contratos de performance com foco na redução de perdas e eficiência energética

Tema foi abordado durante Encontro Temático promovido pela ABES-RS, por meio das Câmaras de Gestão de Perdas e Eficiência Energética


“Contratos de performance para parcerias mais eficientes na redução de perdas e eficiência energética”. Este foi o tema do Encontro Temático promovido nesta quinta-feira, 2 de dezembro, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), por meio das Câmaras Temática e Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. 

Realizado por meio do ABES Conecta, o evento teve apresentação de Ricardo Röver Machado, coordenador das Câmaras (nacional e estadual) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética; e moderação de Paulo Massato, especialista em saneamento.

Atualmente é cada vez maior os esforços das empresas de saneamento para buscar eficiência operacional e energética, o que incide na necessidade de reduzir custos e atender com mais qualidade os usuários que, por sua vez, estão mais presentes e exigem comprometimento da gestão.

Em um ambiente regulado, e sob as exigências do Novo Marco do Saneamento, as contratações por performance têm-se constituído em ótimas opções para atingir as metas desafiadoras. Entre os benefícios, nesta modalidade de negócio, a empresa contratada fica responsável pelo investimento, proporcionando às operadoras de saneamento não necessitarem buscar recursos financeiros no mercado para financiar as ações de redução de perdas e eficiência energética. O agente privado é remunerado por desempenho, ou seja, quanto maior o aumento no faturamento gerado com a redução de perda de água, maior sua remuneração. As companhias também ganham com a diminuição de custos, com a melhoria no atendimento e na rapidez da execução das obras.

O tema foi aprofundado pelos especialistas Roberval Tavares de Souza, superintendente da Unidade de Negócio Centro da Diretoria Metropolitana da Sabesp e conselheiro da ABES; Waldecir Colombini, diretor técnico da Enorsul; Milene Aguiar, consultora do Banco Mundial, IFC e BID, diretora de Engenharia da AquaConsult; e Carlos Berenhauser, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção e diretor-presidente da ENOPS Engenharia.

Roberval Tavares de Souza falou sobre os principais pontos dos contratos de performance, entre eles, excelência, eficiência, agilidade para reunir serviços de engenharia e obras, legislação e modelos de remuneração. O palestrante também falou sobre o Programa de Desenvolvimento para parcerias mais eficientes e o Manual de Performance da ABES. O objetivo do programa da ABES é incentivar e apoiar a participação de empresas operadoras de saneamento na elaboração de projetos de performance e desempenho, já o manual reúne 29 cases de sucesso de todo o Brasil. Faça o download do manual aqui. 

Milene Aguiar explicou o processo de planejamento, gerenciamento de recursos hídricos e as principais etapas da elaboração do edital para os contratos de performance. Durante a sua apresentação, a executiva também citou monitoramento de consumo de grandes clientes IOT, despoluição de córregos, estratégias para redução de perdas de água, entre outros pontos importantes a respeito do tema.

Carlos Berenhauser destacou fundamentos para contratos de performance, modelo de financiamento e contratação de prestação de serviços de redução de perdas, parceria pública e benefícios das parcerias com o setor privado.

E Waldecir Colombini, apresentou cases das empresas de saneamento. O especialista apresentou os resultados do contrato de performance da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Programa Água Legal, que é uma iniciativa da Sabesp para a regularização do abastecimento de água em regiões de alta vulnerabilidade social.

Para assistir ou rever o webinar, clique aqui

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

Publicidade