Crescem pedidos de individualização de água em condomínios

Empresas especializadas em individualização cadastradas na plataforma oHub, que conecta condomínios a fornecedores


A crise hídrica, aliada a obrigatoriedade por lei da instalação de hidrômetros individualizados nos novos condomínios (Lei Federal nº 13.312/2016), que começou a valer em julho, tem feito a procura por serviços de individualização de água em condomínios aumentar. Segundo o engenheiro Pedro Luiz Salari, gerente comercial da Laager, empresa que trabalha com individualização de gás e hidrômetros no oHub, plataforma que conecta síndicos e administradoras com empresas, houve um aumento na busca por individualização desde o início do ano passado.

De acordo com Alexandre Pajola, fundador do oHub, plataforma que permite cotar e contratar empresas para realizar o serviço de individualização de hidrômetros, a procura aumentou principalmente por conta da crise hídrica. "Com a individualização das contas, as pessoas ficam mais conscientes com seu gasto individual", afirma Pajola.

A economia com a individualização pode chegar a até 40% do consumo para algumas unidades, segundo Eraldo Geminiano, diretor executivo da Allianz Ind, empresa que realiza esse serviço. Eraldo afirma que também sentiu o aumento de pedidos de individualização de água desde o ano passado, de acordo com ele, a crise hídrica e o racionamento feito pela SABESP em alguns bairros são algumas das motivações.

"No geral, a individualização de água e gás oferece de 15% a 20% de economia na conta, mas o principal benefício é a justiça social, pois o condômino paga somente pelo seu consumo", afirma Pedro. Ele conta que houve aumento nos pedidos de cotações nos últimos meses porque os condomínios passaram a ter consciência do consumo racional, principalmente da água.

O banco digital para condomínios CondoConta também percebeu um aumento no pedido de empréstimos feito por síndicos com o objetivo de investir na individualização dos hidrômetros. Segundo Rodrigo Della Rocca, CEO da fintech que tem como clientes condomínios em todo Brasil, os pedidos de crédito feitos por condomínios acabaram de ultrapassar R$100 milhões.

Apesar do benefício para o meio ambiente, considerando a diminuição do consumo após a individualização, o principal motivo dos pedidos de individualização costuma ter foco na economia financeira. "Com as pessoas passando mais tempo em casa, com o home office permanente ou no formato híbrido, esse desconto é fundamental", reforça Salari.
Outro benefício é a redução das contas do condomínio devido a cobrança ser individual, acarretando também a redução da taxa condominial. Por fim, tem a valorização do imóvel, pois contribui para que cada condômino gerencie de forma mais efetiva as próprias despesas.

Quanto custa a individualização?
Atualmente, as construtoras oferecem a infraestrutura para a individualização, o que reduz em até 80% o custo para o condomínio, que fica responsável apenas pela instalação dos medidores, segundo Eraldo. "Em alguns condomínios que realizamos o serviço, a economia mensal passou de 1 milhão de litros de água", ressalta.

 

Publicidade