Embasa foi o destaque do encerramento do projeto A Cidade e o Rio

Desenvolvido na semana passada pelos alunos do Ensino Fundamental II do Centro Educacional de Itapé, município do sul do estado


Com a encenação de um jornal televisivo, a Embasa foi o destaque do encerramento do projeto A Cidade e o Rio, desenvolvido na semana passada pelos alunos do Ensino Fundamental II do Centro Educacional de Itapé, município do sul do estado que abriga a Barragem do Rio Colônia. O projeto teve atividades desde junho, ainda com aulas on line, e agora, no regime semipresencial, abordou temas como a bacia do rio Colônia, a barragem e a atuação da Embasa como responsável pelo abastecimento de água na cidade. A culminância do projeto teve ainda apresentações da dança e música com conteúdos relacionados à preservação dos recursos hídricos.

A principal atração do evento foi a Estação de Tratamento de Água (ETA) piloto montada pela Embasa no pátio da escola, dando oportunidade para que os cem estudantes presentes vivenciassem todas as etapas do processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição final, passando pela decantação, floculação e adição de cloro e flúor. A ETA piloto foi operada pelo colaborador Sirlan Alves de Souza, da supervisão de Tratamento da unidade regional da Embasa em Itabuna, que também foi entrevistado durante o “jornal televisivo”. A assistente social Thaise Dias, da área social da Embasa, também foi entrevistada e respondeu às perguntas sobre saneamento básico e a atuação da empresa.

O articulador do projeto A Cidade e o Rio, professor George Nascimento, disse que a “apresentação foi ótima e teve como ponto forte a clareza dos ensinamentos”. Segundo ele, já há demanda de alguns estudantes em fazer uma visita à ETA local, “assim que a situação da pandemia permitir”. A diretora do Centro Educacional de Itapé, professora Valéria Cláudia de Souza, agradeceu a parceria com a Embasa e destacou o interesse em realizar outras atividades. No encerramento, os estudantes receberam cartilhas educativas da Embasa sobre a importância dos recursos hídricos e o combate ao desperdício de água, além de pequenos brindes institucionais.

Publicidade