Água Ultrapura na Indústria

Você sabe o que é água ultrapura ou como ela é usada em vários setores? Vamos dar uma olhada na água ultrapura na indústria.


Você sabia que a indústria de água ultrapura deve crescer mais de 5% globalmente até 2025? Existem várias indústrias diferentes que requerem água pura e, com o passar do tempo, há mais usos para a pureza da água.

Você está curioso para saber quem usa água pura, como ela é feita e como pode ajudar em seu setor? Então, continue lendo para descobrir!

O que é Água Ultrapura?

Água ultrapura, comumente chamada de UPW, foi purificada de acordo com requisitos específicos. Existem várias tecnologias diferentes incluídas na purificação. A água purificada não contém quaisquer compostos orgânicos, produtos químicos, bactérias ou quaisquer outros contaminantes.

A especificação da água ultrapura é bastante alta. O único composto químico que deve conter é H20.

UPW tem vários usos diferentes em vários setores. Essas indústrias incluem desde trabalho de laboratório até a indústria de semicondutores. No entanto, não é seguro beber.

Beber UPW não irá prejudicá-lo imediatamente, mas com o tempo, a água pura começará a esgotar seu corpo dos minerais que o sustentam.

Como é feita a Água Ultrapura?

Existem três estágios diferentes de processos de purificação de água ultrapura. A primeira etapa do tratamento é a remoção das partículas orgânicas e gases dissolvidos.

Além disso, um tratamento de água ultrapura padrão, como no Elga Labwater, passa por três níveis diferentes de purificação.

O estágio de pré-tratamento

O primeiro nível é o estágio de pré-tratamento. Este estágio inclui filtração completa, ajuste dos níveis de pH, osmose reversa (RO) e amaciamento da água.

O Estágio Primário

Em segundo lugar, o estágio primário purifica ainda mais a água. Esta parte do tratamento livra a água de gases baseados em membrana, TOC, CHI e, por fim, a água passa por uma filtração de submícron.

O estágio de polimento

O estágio final e último é, de fato, semelhante ao segundo estágio, mas como o nome indica, ele dá brilho aos demais compostos que precisam ser filtrados.

Além dos processos citados acima, também passou por ultrafiltração para finalizar o tratamento.

Diferença entre Água Deionizada e Água Ultrapura

Freqüentemente, os termos água deionizada e água ultrapura são usados alternadamente. Isso, infelizmente, é um erro comum.

Conforme mencionado acima, a água ultrapura é totalmente livre de contaminantes. A água deionizada, por outro lado, é isenta de íons.

A água deionizada não tem garantia de que esteja livre de contaminantes. Normalmente, a água ainda contém vestígios de compostos orgânicos. No entanto, a tecnologia usada na deionização da água livra a água de quaisquer contaminantes iônicos por trocadores de íons.

Água Ultrapura em Várias Indústrias

Água ultrapura provou ser útil em muitas partes do mundo e em diversos setores diferentes. Esta é a razão pela qual o crescimento do mercado previsto é significativo e continuará a crescer no futuro.

Indústria farmacêutica

Como você deve ter adivinhado, a primeira e mais importante indústria que requer água ultrapura é a indústria farmacêutica. É crucial que cada etapa do mundo farmacêutico use produtos estéreis.

A água não é exceção; ele é usado em cirurgias, injeções, criação e fabricação de novos medicamentos e muito mais. Um uso comum de água ultrapura é o vapor para higienizar recipientes de armazenamento, áreas de trabalho e aplicações médicas para manter as bactérias longe dos produtos.

Hospitalidade

O próximo da lista é a hospitalidade. A preparação e embalagem dos alimentos devem ser o mais estéreis possível. Usar água com contaminantes aumenta muito o risco de contaminação cruzada, diferenças de sabor e perda de prazo de validade.

Muitas cervejarias e destiladores usam água ultrapura para manter o sabor ideal dos ingredientes usados ??em suas bebidas. Em seguida, eles adicionam os minerais necessários para tornar a bebida adequada para beber. Uma bebida de alta qualidade usará água ultrapura para reduzir o sabor que a água contaminada traz.

Indústria de Petróleo e Gás

A indústria de petróleo e gás também é uma grande beneficiária da água ultrapura. Isso porque eles o utilizam em todas as etapas da produção. A indústria de óleo e gás valoriza a água ultrapura pela simples razão de que a água não pura produz óleo ruim.

É utilizado principalmente na extração e refinarias como composto de limpeza e desinfecção.

Indústria de semicondutores

O maior beneficiário é, sem dúvida, a indústria de semicondutores. Durante a produção de semicondutores e microchips, a menor partícula, seja uma bactéria, orgânica ou inorgânica, pode destruir a funcionalidade do chip.

A indústria de semicondutores é de longe o maior consumidor de água ultrapura. Infelizmente, devido à sua alta demanda, a indústria enfrenta escassez de água pura.

Indústria de geração de energia

Muitas turbinas movidas a vapor enfrentam problemas como incrustação e corrosão. Os custos de reparo são altos e, portanto, elevam o preço para a empresa e para o consumidor.

Como a água ultrapura é tratada para não conter esses contaminantes prejudiciais, é menos provável que ela danifique o equipamento das turbinas de geração de energia.

Reduzir, reutilizar, reciclar

Muitos países enfrentaram secas nos últimos anos. Infelizmente, esses problemas ainda estão em andamento sem um fim claro à vista.

O benefício da água ultrapura é que ela também pode ser reutilizada como outras fontes de água. A água usada como esterilização a vapor também pode ser útil para sistemas de resfriamento, por exemplo, onde a pureza da água não desempenha um papel importante.

A água ultrapura tem muitos usos, desde a esterilização até a destilação. Embora a necessidade de água pura seja crucial, também devemos estar atentos às necessidades do planeta e começar a reutilizar nosso suprimento de água.

Assine nosso boletim informativo hoje para receber todas as notícias mais recentes sobre a água ultrapura e seus usos em diversos setores.

 

Publicidade