CASAN dá continuidade à implantação do sistema de esgotamento sanitário em Florianópolis

A rede coletora será ligada ao SES Insular, integrando os esforços da Companhia para expandir o saneamento básico na Capital


A CASAN está dando continuidade à implantação do sistema de esgotamento sanitário (SES) no Bairro José Mendes, na região central de Florianópolis. A rede coletora será ligada ao SES Insular, integrando os esforços da Companhia para expandir o saneamento básico na Capital.

A primeira etapa da instalação da rede é realizada em servidões, travessas e vias estreitas do bairro. Por esse motivo, o trabalho é feito manualmente ou com a utilização de máquinas leves. As vias são restauradas ao final do serviço e os acessos mantidos para não interromper o trânsito na comunidade. Agentes do programa socioambiental do SES Insular fazem a comunicação prévia da data de início das obras e prestam informações aos moradores sobre o sistema.

SES Insular

Outras equipes trabalham para avançar o andamento das obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário Insular. Na Estação de Tratamento de Esgoto localizada na Baía Sul, os trabalhos prosseguem com a execução da fundação das estacas do reator aeróbio (tanque de aeração 3) e casa de sopradores. A ETE passa por obras de ampliação e modernização das estruturas que possibilitarão elevar a carga de depuração do sistema.

No Bairro Pantanal, no trecho em duplicação da Rua Dep. Antônio Edu Vieira, a CASAN trabalha na implantação do emissário terrestre que fará a interligação das redes já instaladas nos bairros Itacorubi, Jardim Anchieta, Pantanal, Parque São Jorge e Córrego Grande com a ETE. O emissário permitirá que toda a rede já assentada na região entre em funcionamento.

O Morro da Lagoa também será beneficiado pelo sistema e terá obras de implantação de rede coletora.  O valor dos investimentos no SES Insular é de R$ 144,8 milhões, com parte dos recursos financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Publicidade