Copasa participa do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes),


A Copasa participa do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que estende até amanhã (20/10). Hoje (19/10), pela manhã, o –diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, participou do painel Diálogo Setorial 5 – O futuro das empresas estaduais de saneamento.

Ontem, o painel Diálogo Setorial 3 – Comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços. Decreto Nº 10.710/2021, contou com a participação da diretora de Relacionamento e Mercado da Copasa, Cristiane Schwanka. O gerente da Unidade de Serviço de Hidrometria da Copasa, Valter Lucas Junior, participou do painel – Modelagem hidráulica e sua vinculação à operação dos sistemas, automação, telemetria, inteligência artificial e cidades inteligentes, com o. 18 de outubro, de 16:15 às 18:00.

Considerado o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil, o congresso, com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, também será transmitido on-line até o dia 20 de outubro, pelo canal da Associação no Youtube.Cidades inteligentes

Há seis décadas, o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental reúne, apresenta, discute, planeja e integra ações com o objetivo de vencer os desafios existentes no percurso da universalização do saneamento. Para garantir a amplitude de conhecimento e experiências compartilhadas, a programação do Congresso conta com a participação de grandes especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes, conectando órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais à ciência, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

A palestra inaugural do 31º Congresso da Abes foi ministrada pela vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug, que destacou a relação entre mudanças no clima, cidades inteligentes e saneamento e o resultado de pesquisas atuais do Painel. “Este evento ocorre em momento oportuno, pois posso trazer os resultados do recém-publicado relatório do IPCC, que envolveu a avaliação de mais de 14.000 publicações científicas por 230 autores que voluntariamente se dedicaram por quase 5 anos na sua elaboração. O relatório traz, sobretudo, uma síntese do estado atual do clima, inclusive como está mudando, o papel da influência humana, o estado do conhecimento sobre possíveis climas futuros e informação climática relevante para regiões e setores”, iniciou Thelma.

Para o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, o evento é mais uma oportunidade para a Copasa compartilhar os resultados que alcançou com as ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e de aprender com as experiências para ampliar ainda mais o alcance das ações ambientais em Minas Gerais.

Apresentações da Copasa

Nesta edição do evento, as palestras dos representantes da Copasa vão conduzir os participantes por diálogos a respeito de questões administrativas e operacionais relevantes para o saneamento agora e no futuro. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas importantes realizadas pela empresa estão expostas aos participantes do evento no estande da Companhia. Confira abaixo:

  • Trabalho – Projeto piloto de educação ambiental cidadã em tempos de pandemia: Encontro Chuá Virtual – Representantes: Filipe Nepomuceno Bicalho Santos, Pollyane Diniz Saliba Silveira, Simão Voloch Neto, Fernando de Oliveira Silva e Vanessa Ornelas Silva Fernandes.
  • Trabalho – Pesquisa da utilização de coagulante biodegradável de origem vegetal no tratamento de esgoto – Representantes: Mônica Maria Ladeia, Maria Ilmara Rodrigues de Souza.
  • Trabalho – Gestão de elevatórias de esgoto: Ferramenta de seleção de bombas para operação provisória – Representantes: Pollyane Diniz Saliba Silveira, Filipe Nepomuceno Bicalho Santos e Vanessa Ornelas Silva Fernandes.
  • Trabalho – Ressalto hidráulico em interceptores de esgoto: Estudo de caso do interceptor do Cercadinho, Belo Horizonte (MG) – Representantes: Filipe Nepomuceno Bicalho Santos, Pollyane Diniz Saliba Silveira, Simão Voloch Neto, Fernando de Oliveira Silva e Vanessa Ornelas Silva Fernandes.
  • Trabalho – Desempenho operacional de lagoa facultativa como pós-tratamento de reator UASB: avaliação de três estações de tratamento de esgotos em escala real – Representantes: Frieda Keifer Cardoso, Heloisa Cristina Notini Greco e Mônica Maria Ladeia.

Programação

Confira abaixo a participação da Copasa no 31ª Congresso da Abes. Para ver a programação completa, clique aqui.

Diálogo Setorial 5 – O futuro das empresas estaduais de saneamento, com o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro. 19 de outubro, de 10:30 às 12:15.

Painel – Crimes ambientais e responsabilidades dos gestores, com a diretora adjunta jurídica da Copasa, Brigida Bueno Maiolini. 19 de outubro, de 14:15 às 16:00.

Painel – Segurança hídrica como componente estratégico no saneamento, com o diretor de desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e empreendimentos, Ricardo Augusto Simões Campos. 19 de outubro, de 16:15 às 18:00.

Painel – Estruturas tarifárias do setor de saneamento, com o superintendente de regulação da Copasa, Bruno Vieira. 20 de outubro, de 14:15 às 16:00.

A Abes

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma associação com fins não econômicos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Publicidade