Caern investe R$ 370 mil para garantir o represamento de água em Seridó

O represamento permite o acúmulo de água junto à captação, em Jardim de Piranhas, para atendimento da adutora Manoel Torres que leva água para Caicó


A sacaria da captação de Jardim de Piranhas, localizada no rio Piancó/Piranhas/Açu, foi reformada pela Caern. Foram investidos R$ 370 mil para garantir o represamento de água tão importante para o Seridó. 

O represamento permite o acúmulo de água junto à captação, em Jardim de Piranhas, para atendimento da adutora Manoel Torres que leva água para Caicó, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas. A cidade de São Fernando também pode ser beneficiada, no caso de colapso do açude local, sendo a adutora Manoel Torres uma alternativa de abastecimento. Além da sacaria, a Companhia fez melhoramento da parte superior da captação, que estava danificada pela ação da água e do tempo.

SACARIA

A sacaria é uma estrutura provisória construída com sacos de areia preenchidos com cimento cuja função, em situação de crise, é proporcionar melhores condições de captação e bombeamento de água em mananciais de superfície. Assim, em Jardim Piranhas, o objetivo é melhorar a captação. Devido a questões de recursos hídricos esta estrutura precisa ser provisória e com manutenção sempre que necessário.

 

Publicidade