Limeira foi o primeiro município do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada

Índice de perdas de água da cidade ganha ênfase por ser um dos menores do país


O município de Limeira foi o primeiro do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em 1995. Desde então, os investimentos realizados no município ultrapassam R$ 613 milhões, sendo aplicados em ampliações dos sistemas públicos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, visando atender ao crescimento contínuo da cidade. Um dos principais avanços de Limeira em relação aos serviços de água está na redução dos índices de perdas, noticiado no último dia 1º de setembro pelo jornal O Globo.

Em março, o município já havia tido ênfase no assunto quando o Instituto Trata Brasil divulgou o Ranking do Saneamento de 2021, realizado em parceria com a consultoria GO Associados, que trouxe Limeira como o melhor classificado em redução de perdas de água. A cidade aparece em primeiro lugar no comparativo sobre o índice de perdas volumétricas, que avalia a quantidade de litros de água perdida diariamente por ligação.

O indicador, analisado pela primeira vez no estudo, revelou que a cidade possui o menor índice de perdas de água no comparativo com as cem maiores cidades do país, com 77,97 litros/dia por ligação. A média observada no estudo é de 454,75 litros/dia por ligação e o patamar considerado ótimo é de 250 litros/dia. Na análise de outros indicadores de eficiência, também relativos às perdas de água, o município se mantém em destaque sempre com os menores níveis de perdas em faturamento e distribuição.

“Os resultados do ranking nacional vêm efetivar o amplo programa de ações, desenvolvido diariamente por nossas equipes, com objetivo de aprimorar continuamente o sistema de controle de perdas de água, e que demonstra a preocupação da concessionária para a preservação dos recursos hídricos do município. Investimos em tecnologias de monitoramento, criamos zonas de abastecimento, ampliamos o sistema de otimização das bombas e seguimos investindo em trocas de redes de distribuição, na atualização dos hidrômetros e nos serviços de caça-vazamentos”, revela Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.

O diretor informa ainda que em 1995, as perdas no sistema de distribuição de água da cidade eram superiores a 45%. O último fechamento anual do indicador (em 2020), traz o índice de 18,4%.

O Ranking do Saneamento 2021 é baseado em dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019, última base de dados disponível, e avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos cem maiores municípios do país. A publicação anual está disponível na página do Instituto Trata Brasil – http://www.tratabrasil.org.br/

 

Sistema Nereda

A reportagem do jornal aborda também as tecnologias utilizadas no sistema de coleta e tratamento de esgoto e destaca a utilização do sistema Nereda®, que desde o ano passado, está em operação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu.

Trata-se de um sistema de tratamento em nível terciário, com remoções de matéria orgânica (95%) em uma vazão média de  660 l/s, o que representa 80% do esgoto coletado em Limeira.

No total, R$ 120 milhões foram investidos na obra de implantação do sistema que contribuiu para elevar a eficiência do tratamento de esgoto para 97,6%, somente no ribeirão Tatu. Isso significa devolver um efluente mais limpo para o manancial.

“Ao atingirmos essa eficiência percebemos uma expressiva melhora na qualidade da água do ribeirão Tatu. O oxigênio dissolvido, parâmetro utilizado para verificar a possibilidade de vida no manancial, está  em 6,40 mg/L no corpo d’água, passando a ter características de rio Classe II em relação a este parâmetro. Portanto, contribuindo para o desenvolvimento da vida aquática e o meio ambiente no local”, explica Dias.

Além disso, ao considerar a qualidade de todo o esgoto coletado e tratado no município de Limeira, nas três estações em operação – ETE Tatu, ETE Água da Serra e ETE Lopes, a atual eficiência média (97,3%) já se encontra superior ao estabelecido pela legislação.

Com os serviços de esgotamento sanitário universalizados no município desde 2010, somente neste ano, 13 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Limeira e a estimativa é que até o final do ano chegue a 18 bilhões de litros.

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