ABES realiza 4 webinares por meio do programa ABES Conecta

Ao todo, serão quatro painíes realizados por meio do ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. Inscreva-se!


Entre os dias 1º e 7 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), realizará uma série de 4 webinares gratuitos, por meio do programa ABES Conecta. Os painéis integram a programação da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal da ABES no YouTube (veja a programação abaixo)

Além dos webinares, a Semana da Água-RS 2021, que acontece de 1º a 9 deste mês, contempla diversas atividades conectadas ao tema central, que neste ano é “CUIDE DA ÁGUA. PRESERVE A VIDA, realizadas, simultaneamente, de forma presencial ou online, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. 

Em quase três décadas, a iniciativa entrega, a cada edição, múltiplas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades. Para conhevcer a programação completa e outras informações, acesse aqui

Programação

Dia 1º de outubro, das 9h30 às 12h: Painel “O Enfrentamento da Estiagem no RS”

Moderador: – Paulo Renato Paim, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento – SEMA

Painelistas – André Finamor – Diretor de Operações da Corsan

– Ivo Lessa – Engenheiro Agrônomo, Consultor Técnico na Área de Licenciamentos e Programas Ambientais, Conselheiro da SERGS (Sociedade de Engenharia do RS)

– Diego Carrillo – Engenheiro civil, analista hidrólogo, chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos (DIMETEC) do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do RSDimetec /SEMA

Dia 5 de outubro, das 10h às 12h – Painel Proteção das nascentes: conservação e captação de água no meio rural

Moderador – Ricardo Röver Machado – Coordenador a Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES.

Painelistas:

– Gabriel Ludwig Katz – Geógrafo, Extensionista Rural do Núcleo de Desenvolvimento Social da Gerência Técnica da Emater/RS

– Clodoaldo Rezende – Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria

– Suselei Brunato – Líder no programa Capital Humano Social da Epagri na Unidade de Gestão Técnica Sul Catarinense

Dia 6 de outubro, das 10h às 12h – Painel Drenagem Urbana: Desafios para a Gestão do Saneamento

Moderadora – Michele Alsina – Diretora-presidente do Sanep

Mestre de Cerimônias – Ricardo Röver Machado – Assessor da Diretoria de Operações da Corsan e coordenador da Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES

Painelistas – Carlos Tucci – Diretor da empresa Rhama Consultoria Ambiental Ltda.

– Sidnei Agra – Diretor na Profill Engenharia e Ambiente

– Alexandre Garcia – Diretor-geral do DMAE

Dia 7 de outubro, das 10h às 12h – Painel “Águas subterrâneas: um tesouro para ser usado com sabedoria”

Moderadora – Juliana Young – Geóloga, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Painelistas: – Ricardo Hirata – Professor Titular da Universidade de São Paulo – USP

– Marco Antonio Fontoura Hansen – Professor Doutor Associado II da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

– Sérgio Cardoso – Ex-presidente da Associação Profissional Sul Brasileira de Geólogo – APSG – Atual presidente do Comitê Gravatahy, representando a APSG e Consultor em Gestão de Recursos Hídricos (desde 2015).

Publicidade