Corsan integra a Plataforma de Transparência de Títulos Sustentáveis

Lançada em abril deste ano pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


A Corsan agora integra a Plataforma de Transparência de Títulos Sustentáveis (Green Bond Transparency). Lançada em abril deste ano pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a plataforma disponibiliza a investidores e demais interessados acesso online a informações relevantes e indicadores de desempenho dos projetos financiados com a emissão de “títulos verdes” ou “títulos sustentáveis” na América Latina e Caribe. De acordo com o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, Douglas Casagrande, “essa adesão reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, que permeia integralmente a nossa operação, e com a transparência na divulgação de informações”. A plataforma pode ser acessada em https://www.greenbondtransparency.com/

No início de 2021, a Corsan emitiu as 3ª e 4ª séries da sua 4ª Emissão de Debêntures, levantando um total de R$ 450 milhões. Esse montante tem endereço certo: investimentos para o aperfeiçoamento e a expansão dos sistemas de água e de esgotamento sanitário de 13 municípios gaúchos (Alegrete, Alvorada, Cachoeira do Sul, Canela, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Gramado, Iraí, Osório, Santa Maria, São José do Norte, Viamão e Xangri-Lá), bem como para a ampliação da oferta de água tratada em Santa Cruz do Sul.

Pela sua contribuição positiva nos aspectos social e ambiental, os títulos foram caracterizados como “títulos sustentáveis” pelo certificador independente Sitawi. Tendo como base a análise de indicadores de desempenho, metas de sustentabilidade, características do financiamento e suas vinculações a questões sustentáveis, este certificador concluiu que a emissão estava alinhada aos Princípios de Títulos Sustentáveis (Green Bond Principles) e Princípios de Títulos Sociais (Social Bond Principles). Outros fatores considerados na análise do certificador foram os benefícios e as externalidades ambientais da aplicação dos recursos captados; a avaliação corporativa de temas ESG (Environmental, Social and Governance), a partir da análise de políticas e práticas empresariais; e a observação de situações reais, e a respectiva resposta da Corsan frente a elas. O método empregado pelo certificador leva em conta princípios internacionais de relevância, com padrões de sustentabilidade reconhecidos mundialmente.

Recentemente, a Corsan teve seu financiamento junto à International Finance Corporation (IFC) também reconhecido como “verde”, sendo considerado pelo Sitawi como “financiamento sustentável”, já que observou os Princípios de Financiamentos Sustentáveis. O parecer do certificador foi contratado pela IFC com recursos de sua parceria com o governo do Japão. Com valor total de até R$ 450 milhões, a operação destina seus recursos à execução de projetos voltados à redução das perdas físicas (água perdida na rede de distribuição) e comerciais (água que é utilizada pela população, mas não faturada) e à melhoria da eficiência energética, com a substituição de bombas obsoletas e outros equipamentos que são grandes consumidores de energia elétrica. O financiamento terá prazo de oito anos, incluindo dois anos de carência. Essa é uma iniciativa inovadora em termos de produtos financeiros, com potencial para viabilizar investimentos no setor de infraestrutura hídrica no Estado do Rio Grande do Sul. “Nossa parceria com a IFC vai além dos recursos financeiros. A operação traz consigo a expertise técnica, que vai nos ajudar muito no aprimoramento dos nossos processos operacionais”, destacou Douglas Casagrande.

Publicidade