Prefeitura Municipal de Concórdia e Casan iniciam o monitoramento da qualidade da água do Rio dos Queimados

O objetivo é coletar informações para efeitos de comparação entre o antes, durante e pós a entrada em operação do Sistema de Esgotamento Sanitário


A Prefeitura Municipal de Concórdia, por meio da Vigilância Sanitária e em parceria com a CASAN, iniciou o processo de monitoramento da qualidade da água do Rio dos Queimados. O objetivo é coletar informações para efeitos de comparação entre o antes, durante e pós a entrada em operação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

Segundo o engenheiro Sanitarista da Prefeitura, Alan Cassio Borsuk, a expectativa é de que o Rio dos Queimados melhore sua qualidade, principalmente na área central. Com muitas canalizações direcionadas para o rio, é perceptível nesta região o aspecto turvo da água e o mau cheiro, o que tende a mudar na medida em que as ligações forem sendo feitas. O monitoramento inicialmente vai ser semestral, mas a partir do próximo ano deve ser realizado em períodos mais curtos. 

As análises serão feitas com base na Resolução CONAMA 357 de 2005, em parceria com a CASAN. Para isso, foram definidos três pontos de coleta da água na região do Centro da cidade e mais dois pontos próximos à Estação de Tratamento, que já são monitorados. Conforme as constatações surgirem, a fiscalização também atuará para conferir eventuais irregularidades.

CASAN e Vigilância Sanitária de Concórdia lembram que é de responsabilidade do morador, dos condomínios e das empresas providenciarem a adequada ligação do esgoto à rede coletora. Informações sobre como fazer a ligação de esgoto podem ser obtidas junto à CASAN ou no site www.casan.com.br, na aba “Ligação de Esgoto”.

 

Publicidade