Corsan entrega Unidade Inteligente em Rio Grande

Na oportunidade foi assinada ordem de início para a regularização do abastecimento de água em áreas de ocupação consolidadas e à tarde, na Furg


A Unidade Inteligente da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) em Rio Grande, projeto que marca uma evolução no relacionamento da Companhia com os clientes, aprimorando os serviços prestados, foi entregue na manhã desta quarta-feira, dia 4, num evento que contou com a presença do diretor Comercial, Inovação e Relacionamento, Jean Bordin. Na oportunidade foi assinada ordem de início para a regularização do abastecimento de água em áreas de ocupação consolidadas e à tarde, na Furg, o diretor da Corsan assinou com o reitor da Furg, Danilo Giroldo, convênio de cooperação tecnológica.

Durante a entrega da Unidade inteligente de autoatendimento à comunidade rio-grandina, o diretor Jean Bordin destacou que o objetivo da companhia é facilitar o atendimento ao público ao oferecer mais agilidade e conforto no atendimento, e ressaltou a transformação digital que está ocorrendo nas unidades de saneamento com a implantação de várias novas tecnologias, entre elas os totens de autoatendimento, tablets nos guichês de atendimento, novos computadores e protocolos que oferecem segurança e rapidez nas demandas do público.

O projeto vai abranger todas as unidades da Companhia. Atualmente, está em andamento a primeira fase, focada nas 50 maiores unidades. A segunda fase atenderá as demais e está em elaboração. O presidente da Câmara Municipal, vereador Filipe Branco, em nome do município ressaltou as melhorias implantadas pela Corsan e colocou aquela casa legislativa à disposição para ajudar na divulgação desses benefícios à população.

A Unidade Inteligente inclui as seguintes melhorias:
- Mobiliário renovado: novas cadeiras, guichês de atendimento padronizados e divisórias para separar o ambiente de espera do de atendimento;
- Totens de autoatendimento, que trazem o melhor da tecnologia disponível no mercado, disponibilizando serviços aos usuários tais como emissão da segunda via da fatura, cadastro do e-mail para recebê-la mensalmente, verificação das condições do abastecimento de água, possibilidade de comunicar vazamentos no quadro de água do imóvel e de água e/ou esgoto em alguma via da cidade. Também no totem, está prevista a possibilidade de pagamento de valores e parcelamento de dívidas via cartão de crédito.
- Atendentes treinados e uniformizados;
- Tablets para os atendentes, a fim de agilizar os processos e eliminar papeis;
- Bebedouros;
- Aplicação da nova identidade visual da Companhia.
A Unidade inteligente está inserida no processo de ampliação digital da Corsan, que inclui também o agendamento online do atendimento presencial, entre outras ações em busca de mais eficiência, inovação, qualidade, resultados e adaptação aos novos contextos. A Unidade de Saneamento do Cassino também recebeu as mesmas inovações da unidade de Rio Grande.
Logo após a entrega da Unidade inteligente de atendimento, o diretor da Corsan assinou ordem de início para a realização de obras no valor de R$ 987 mil que vão regularizar do abastecimento de mil famílias das vilas Bosque, Parque Coelho I e II, Profilurb II, Santa Terezinha (Vila Xavier), Beco 251, Centro 1. de Maio, Rua 15 e Travessa Principal, Barra Nova, Travessa Principal e Travessa Tecon, Cidade Agueda, Junção e Dom Bosquinho. O prazo de execução dessas obras é de 240 dias.

Convênio com a Furg

À tarde o dirigente da Corsan esteve na Furg, onde visitou as instalações da Oceantech, que é o parque científico e tecnológico daquela universidade. No local foi desenvolvido pela Augen Engenharia & Inovação, o projeto de automação do processo de tratamento de água nas estações de tratamento de água, denominado ETA 4.0. Esse projeto será implantado nas próximas semanas nas estações de Lajeado, Venâncio Aires, Canela, Camaquã e Charqueadas. Agora está sendo desenvolvido o projeto Poço 4.0, em fase de protótipo, que será iniciado em breve com a instalação dessa automação, em moldes semelhantes àqueles empregados nas estações de tratamento, num poço artesiano localizado em Alegrete.

A seguir foi assinado com o reitor Danilo Giroldo, convênio com a Furg. O programa, denominado UniverTech Corsan, objetiva a promoção conjunta de projetos de fomento às atividades científicas e tecnológicas para a inovação no setor de saneamento no Rio Grande do Sul. Em suas manifestações, o diretor Jean Bordin disse que o grande desafio das pesquisas é conseguirem se materializar em melhorias no atendimento e, por consequência, trazer um benefício aos usuários da empresa. Ele lembrou que esse tipo de cooperação tecnológica com universidades é resultado da percepção da Corsan em se recolocar no mercado, deixando de ser um empresa de infraestrutura, para também se inserir em outras atividades da área do saneamento e destacou a parceria com a Furg que resultou, entre outras ações, nos projetos ETA 4.0 e Poço 4.0.

Em sua manifestação o reitor Giroldo destacou as ações de inovação da Corsan e a parceria que viabilizou as obras que vão conectar as redes coletoras de esgotos sanitários da Furg ao sistema de coleta e tratamento da Corsan, beneficiando também as comunidades adjacentes ao campus universitário. Também presente a pró-reitora de Inovação e Tecnologia de Informação da Furg, Danúbia Bueno Espíndola e aos eventos da companhia em Rio Grande, ao longo do dia, a superintendente adjunta da Região Sul, Silvana , o gestor da USE Rio Grande, Mario Roberto da Silva Marin, o superintendente de Relacionamento com o Cliente, Marcos Jung e o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Aguiar Zingano e funcionários da companhia.

Publicidade