GS Inima SAMAR inicia uma pesquisa de vazamentos que vai mapear 300 km da rede em Araçatuba

Trabalho começará no bairro Icaray e deve durar cerca de três meses


A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto em Araçatuba, dá início, deu inicio em junho, a uma pesquisa de vazamentos que vai mapear cerca de 300 km da rede da cidade. O serviço, que será prestado por uma empresa terceirizada e acompanhada por funcionários da SAMAR, terá início no bairro Icaray e deve durar três meses, com o objetivo de reduzir as perdas físicas de água durante o abastecimento.

De acordo com o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, será possível encontrar os vazamentos que não são visíveis e que levam mais tempo para serem identificados no dia a dia. “Pensando nisso, decidimos investir nesse projeto que vai pesquisar vazamentos que não afloram para o asfalto, que entram no esgoto, nas galerias pluviais etc. e tudo o que for encontrado será programado para ser reparado o  mais rápido possível”, explica.

Os especialistas terceirizados utilizarão equipamentos como geofone e hastes de escuta para pesquisar os vazamentos. Eles percorrerão as ruas e, em alguns momentos, acessarão os cavaletes e poços visita para checar os locais indicados.

Trabalho noturno

Para obter resultados precisos, em alguns bairros, as equipes trabalharão no período da noite, das 22h às 04h. “Isso será necessário em locais com muito fluxo de veículos durante o dia, próximo de fábricas ou indústrias, onde o barulho é maior. Como os equipamentos são sensíveis aos sinais sonoros, quanto mais tranquila estiver a região mais assertivos seremos com os resultados”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR.

A concessionária alerta para que os moradores dos bairros onde o serviço será executado não se surpreendam com as equipes nas ruas durante as madrugadas. Os prestadores de serviço estarão uniformizados e serão acompanhados por um colaborador da GS Inima SAMAR. Também haverá placas sinalizando que os funcionários estão à serviço da GS Inima SAMAR.

“Contamos com o apoio de todos para que esse programa seja um sucesso. Estamos investindo todos os esforços para evitar perdas de água na rede do município, que é extensa, mas pode ser reparada com um trabalho bem executado”, afirma Eduardo Caldeira.

Bairros contemplados

A GS Inima SAMAR dará início à pesquisa de vazamentos no bairro Icaray e em parte do bairro Saudade. Neste local, o trabalho será noturno e a previsão é de que dure duas semanas. Conforme o serviço for avançando, a concessionária divulgará os próximos bairros que passarão pela pesquisa.

Publicidade