Obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Santo Amaro estão em estágio avançado

A capacidade da unidade será duplicada, passando de 12 litros por segundo para 24 L/s


Estão em estágio avançado as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santo Amaro. A capacidade da unidade será duplicada, passando de 12 litros por segundo para 24 L/s.

Para melhoria operacional e aumento da capacidade, a ETE está recebendo um novo Decantador Secundário e um novo Tanque de Contato para desinfecção do efluente tratado.

Também está em fase final de construção uma nova Unidade de Desaguamento, que reduzirá o volume de lodo gerado ao final do tratamento.

O projeto de ampliação do Sistema de Esgoto prevê ainda a instalação de novos trechos de rede coletora e novas ligações domiciliares, infraestruturas diretamente relacionada às condições de saúde da população e à conservação do ambiente.

“Com os investimentos que a CASAN está fazendo em água e sistemas de esgoto, Santo Amaro será uma das cidades mais bem atendidas por saneamento em Santa Catarina”, destaca o Diretor de Operações da CASAN, Joel Horstmann.

O investimento da CASAN no Sistema de Esgotamento Sanitário de Santo Amaro é de R$ 4,7 milhões, recurso financiado pela CASAN junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Os reforços no Sistema de Abastecimento, também em andamento, incluem a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água de alta tecnologia (ultrafiltração por membranas) e a instalação de novas redes para atendimento ao Bairro Sul do Rio.

Faturamento do esgoto

Como informado nas faturas de maio, junho e julho, os moradores de Santo Amaro passam a pagar a partir deste mês de agosto pelos serviços de coleta e tratamento de esgotos.

Atualmente o Sistema de Esgotamento Sanitário de Santo Amaro atende os bairros Centro, Fabrício, São Francisco e parte de Sul do Rio (Rua João Jacinto Machado).

A cobrança está sendo efetuada somente para imóveis cadastrados na CASAN com ligação de esgoto disponível.

A Companhia esclarece que está realizando uma nova fiscalização e verificação dessas ligações, e caso algum morador que não possua a Caixa de Inspeção em frente ao seu imóvel receba a cobrança pelo esgoto, a fatura será revisada. Qualquer problema pode ser comunicado à Agência local da CASAN (Rua Frei Fidêncio Feldmann (Sala 01), 160, Edfício Gregório Besen, Centro), ou pelo telefones (48) 3245-1150) e 0800 643 0195.

Assim como ocorre em todos os municípios integrados ao Sistema CASAN, a cobrança pela coleta e tratamento de esgotos corresponde a 100% sobre o valor da água.

Publicidade