Casan realiza primeira etapa de obras na ETE Saco Grande

O desmonte foi autorizado pela prefeitura e pelo Exército Brasileiro, que faz a regulamentação do uso de explosivos em território nacional


A primeira etapa de uma nova operação de desmonte de rochas foi realizada na tarde de ontem (20/07) e ocorreu dentro da segurança prevista pela equipes de engenharia e de supervisão da obra. O desmonte foi autorizado pela prefeitura e pelo Exército Brasileiro, que faz a regulamentação do uso de explosivos em território nacional.

A vibração do solo e o ruído provocado pela explosão foram medidos e estiveram dentro dos valores permitidos pela legislação. A operação durou pouco mais de 5 minutos.

Para realizar os desmontes, foram adotadas medidas de segurança e de proteção ambiental: foi colocada uma camada de abafamento de terra para redução de ruído, o tráfego na Rodovia João Paulo foi interrompido, foram emitidos alertas sonoros antes da detonação e a área do canteiro de obras da ETE foi evacuada. O bloqueio da rodovia não gerou congestionamento no local. 

SES SACO GRANDE/MONTE VERDE

A ampliação da ETE Saco Grande possibilitará a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande e o início da operação das redes já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

A ETE Saco Grande/ João Paulo terá um sistema de tratamento de esgoto em nível terciário, capaz de remover  fósforo e nitrogênio do efluente final tratado.

O Sistema de Esgotamento - SES Saco Grande é uma obra da CASAN e do Governo do Estado de Santa Catarina que visa expandir o saneamento ambiental em todo o Estado.

O valor do investimento é de 103, 7 milhões de reais  com recursos financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Até o momento, foram investidos pela companhia cerca de R$ 2,6 milhões.

Publicidade