2º webinar do Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário – Rumo ao Congresso da ABES 2021

A série de webinares do Simpósio iniciou na segunda-feira (19) e segue até sexta-feira (23). No total, serão cinco encontros online


Por Rhayana Araújo

Na tarde desta terça-feira (20), foi realizado o 2º webinar do Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário – Rumo ao Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro de forma presencial, em Curitiba, e online.. Com o tema “Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário”, o evento foi idealizado pela Diretoria Nacional da ABES para a Região Sul, com patrocínio da Ambiental Metrosul e Iguá Saneamento-Paranaguá, e parceria institucional da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento.

Os encontros do Simpósio Regional Sul têm como objetivo proporcionar o aprofundamento dos temas relacionados ao esgoto aos profissionais do setor de produção e serviços, academia, entidades de classe, órgãos ambientais, órgãos de gestão de recursos hídricos e sociedade civil organizadas. Todos os webinares contam a participação de grandes especialistas debatendo a utilização de soluções técnicas e práticas sustentáveis, priorizando os temas com foco nos três estados da região sul do Brasil.

O webinar “Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário” contou com a moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES seção Rio Grande do Sul. E a participação dos debatedores: Fábio José Arruda, diretor executivo da Ambiental Metrosul; Thiago Prestes, engenheiro químico da Corsan; e Simone Alvarenga de Campos, gerente da Regional Curitiba e Metropolitana Norte da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná.

Fábio José Arruda apresentou o trabalho realizado com o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Ambiental Metrosul e a Corsan, que contempla os serviços de esgotamento sanitário em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS): Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Eldorado do Sul e Guaíba.

Thiago Prestes relatou a experiência da Corsan com o Programa de Limpeza de Soluções Individuais, que consiste em uma solução alternativa de esgotamento sanitário para lugares com baixa densidade demográfica.

Simone Alvarenga de Campos apresentou o Método de Operação e Manutenção de Redes Coletoras, utilizado pela Região Metropolitana de Curitiba – que engloba 28 municípios e mais cinco cidades do litoral paranaense.

Para assistir ao debate completo sobre a Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário, clique AQUIAs opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão institucional da ABES. 

O próximo webinar do Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário será nesta quarta-feira (21), às 16h, com o tema “Lodo de Esgoto – Tratamento de Destinação”. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da ABES.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 270 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

Publicidade